quinta-feira, abril 19, 2018

Balanço

Ontem durante uma acção de formação recordei, de forma imprevista, o gráfico de Marn e Rosiello ("E o burro era eu!") e conversámos um pouco sobre a concentração na redução de custos (agora nestes tempos de exuberância económica muitas empresas estarão a cometer os exageros que terão de ser resolvidos no tempo das vacas magras).

Entretanto, esta manhã, encontrei este desabafo "You Can't Cost-Cut Your Way To Innovation":
"There’s nothing wrong with finding ways to reduce costs, the problems is ONLY focusing on that."[Moi ici: Quem se deixa dominar pelos problemas não tem tempo para apreciar oportunidades]
E pensei em Marn e Rosiello e recuei a uma das primeiras leituras que comentei no blogue, Março de 2007, "Subir na escala de valor" de onde sublinho:
"You cannot shrink to greatness"
E pensei em Hermann Simon e no truque alemão, "We are not cost cutters".

BTW, das coisas que mais me orgulho neste blogue é poder recuar a textos de 2006 e 2007 e continuar a poder defender a m;esma linha de orientação para as PME, apostar na concorrência imperfeita, apostar nos monopólios informais, subir na escala de valor, cuidado com o eficientismo. Independentemente dos acidentes da conjuntura, independentemente do governo de turno e da oposição e situação, independentemente a evolução estrutural que ocorreu (quem é que em 2005 ou 2008 acreditava nisto). Entretanto, imaginem as piruetas que tantos e tantos "famosos" por cá mudaram de opinião: acerca do défice; acerca do euro; acerca da China; acerca dos sectores tradicionais... Pois, anónimo engenheiro da província:




Sem comentários: