sábado, setembro 23, 2017

Salário mínimo - what else?

Quando um mercado está comoditizado, quando há um excesso de oferta face à procura, qual é a primeira regra que os incumbentes poderosos seguem?

Conluiarem-se com os governos para criarem barreiras à entrada ou à permanência dos concorrentes mais pequenos. Em vez de comprarem esses concorrentes, em vez de subirem na escala de valor, em vez de melhorarem face a esses concorrentes, em vez de seduzirem melhor os clientes... pedem coisas como estas: "Patrão da Jerónimo Martins quer “salário mínimo muito mais alto”".

Claro que esses mais pequenos, se tiverem pensamento estratégico, ultrapassam a dificuldade extra do salário mínimo mais alto. No entanto, a maioria não tem capacidade para subir na escala de abstracção para perceber o que está a acontecer e que alternativas tem. Por isso, apostam no que é intuitivo, no que é mais rápido, mais eficiência e menos interacção ... e quinam.

Este senhor sabe muito, dá a mão ao governo, coisa fantástica em Portugal para obter benesses, fica bem na opinião pública, esses sapos que gostam de ser cozinhados em lume brando, e elimina concorrentes.




Sem comentários: