quinta-feira, setembro 07, 2017
O mundo é muito complicado e os jornalismo é uma treta
A propósito de "Só metade das frutas dos supermercados têm origem portuguesa" duas ideias.
Antes de mais, qual a evolução das exportações de fruta e hortícolas?
As exportações de preparados hortícolas estão com um crescimento homólogo de 19% nos primeiros seis meses de 2017.
As exportações de fruta estão com um crescimento homólogo de 45% nos primeiros seis meses de 2017.
Quem é que estará disposto a pagar mais por fruta de qualidade, o mercado português ou os mercados externos?
Tal como no calçado e no mobiliário, por exemplo, produzimos bom e caro para exportar e importamos mais "chunga" e barato para o consumidor português (eu não invento estas coisas, tento sempre escrever baseado em factos e tenho boa memória).
Primeira ideia - aposto que os primeiros a não estar interessados em vender fruta portuguesa para os supermercados portugueses são ... os produtores de fruta portugueses. Basta recordar o choro do então líder da Autoeuropa e da resposta que levou do Presidente da Associação Portuguesa de Fundição que registei em "Mais um exemplo de subida na escala do preço"
Se calhar os produtores de fruta não gostam de pedofilia empresarial.
Segunda ideia - em que altura do ano foi feito o estudo? Recordar "Qual é o verdadeiro produto que a nossa agricultura pode oferecer? (parte II)"
O português não está disposto a pagar pelo made in Portugal como os russos.
Antes de mais, qual a evolução das exportações de fruta e hortícolas?
As exportações de preparados hortícolas estão com um crescimento homólogo de 19% nos primeiros seis meses de 2017.
As exportações de fruta estão com um crescimento homólogo de 45% nos primeiros seis meses de 2017.
Quem é que estará disposto a pagar mais por fruta de qualidade, o mercado português ou os mercados externos?
Tal como no calçado e no mobiliário, por exemplo, produzimos bom e caro para exportar e importamos mais "chunga" e barato para o consumidor português (eu não invento estas coisas, tento sempre escrever baseado em factos e tenho boa memória).
Primeira ideia - aposto que os primeiros a não estar interessados em vender fruta portuguesa para os supermercados portugueses são ... os produtores de fruta portugueses. Basta recordar o choro do então líder da Autoeuropa e da resposta que levou do Presidente da Associação Portuguesa de Fundição que registei em "Mais um exemplo de subida na escala do preço"
Se calhar os produtores de fruta não gostam de pedofilia empresarial.
Segunda ideia - em que altura do ano foi feito o estudo? Recordar "Qual é o verdadeiro produto que a nossa agricultura pode oferecer? (parte II)"
O português não está disposto a pagar pelo made in Portugal como os russos.
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