.
Mais um caso exemplar de tentativa falhada de transplantar uma abordagem euro-americana numa região em vias de desenvolvimento?
.
Acho particularmente interessante:
"Deste modo, esta diminuição do universo laboral da Nestlé pode demonstrar a dificuldade que as empresas internacionais têm em estabelecer-se no mercado africano. Nestas zonas, os mercados são controlados, principalmente, por pequenas empresas locais com produtos com características específicas e preços mais baixos."Interessante como uma multinacional cheia de recursos e com uma marca poderosa não conseguiu entrar.
.
Gosto sobretudo daquele:
"pequenas empresas locais com produtos com características específicas e preços mais baixos"Até que ponto as multinacionais perdem, apesar dos seus recursos, por criarem modelos de negócio baseados nos seus produtos e não nos seus clientes-alvo?
.
A artesã de Bragança, que vende um produto autêntico, um produto artesanal, pode partir do seu produto para pensar numa proposta de valor a oferecer aos alemães.
.
Será que uma multinacional, que aposta na eficiência e nos "hits" pode seguir o mesmo percurso? Julgo que não.
.
Uma multinacional deve tornar-se humilde e partir dos clientes-alvo e perguntar:
- Como posso ajudar?
Sem comentários:
Enviar um comentário