segunda-feira, dezembro 08, 2014

Outra alternativa de modelo de negócio portanto.

Na semana passada, num debate em que fui moderador, tinha comigo na mesa um representante de uma empresa de Amarante, a Peixoto & Peixoto. Uma empresa que se dedica a comercializar, alugar e dar assistência técnica a máquinas para a construção.
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Em conversa prévia com o seu representante apreciei bastante a história da empresa, em como o estar atento às solicitações dos clientes teve uma forte influência na evolução da oferta da empresa. Ao saber que, durante estes anos de crise na construção, a empresa cresceu e até aumentou o número de postos de trabalho, perguntei o que estava por trás disso:
  • exportação (chega a representar 46% da facturação)- um olho no global;
  • adaptação das máquinas preparadas para o sector da construção, para o sector pujante do vinho do Douro - um olho no local; e
  • o recondicionamento de máquinas;
Recondicionamento de máquinas? Que é isso? Compra de máquinas usadas cá e no estrangeiro e reparação, reconstrução, adaptação... 
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Hoje, a serendipidade pura na internet levou-me a isto "Japanese construction equipment maker launching remanufacturing business":
"Myanmar will be Komatsu's 13th location for remanufacturing operations, after South America, Australia and other countries.
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     Komatsu's remanufactured products are priced lower than its new equipment despite having the same quality and performance guarantees. This makes such goods attractive to customers looking to keep costs down. Another selling point is the environmental benefits, as using remanufactured products means fewer scrapped components."
Outra alternativa de modelo de negócio portanto... a inovação que costuma ser mais rentável.

3 comentários:

D. Pedro IV disse...

Este modelo de negócio está cada vez mais presente: acabamos de comprar uma impressora "recondicionada" com assistencia e garantia de fábrica, a metade do preço de uma nova.
Não se trata apenas de obter um desconto, é aceder a um nivel de produto (specs profissionais) que de outra forma seria inacessível.

Interessante a ideia de as próprias marcas criarem para os mesmos produtos, mercados "de primeira" e "de segunda mão".
Abraço.
Pedro

D. Pedro IV disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CCz disse...

Obrigado pela colaboração.
Abraço