.
Cada vez mais me convenço que o protagonismo, no que às PME diz respeito, não é entre David e Golias. O protagonismo é entre David e Saul.
.
No mundo das PME, onde se aplica o disclaimer:
"Comparar a competição económica a uma guerra entre empresas é, ou pode ser, uma comparação enganadora. O sucesso de uma empresa pode acontecer sem a aniquilação dos concorrentes, vários concorrentes num mesmo sector de actividade, podem ter sucesso em simultâneo, ou porque o mercado cresceu, ou porque cada um co-adaptou-se a diferentes segmentos de mercado."O grande desafio não é Golias, Golias tem o seu mercado, Golias tem a sua zona de influência. O grande desafio é vencer os reis Saul deste mundo. Gente que está do nosso lado, gente que quer o nosso bem, mas que está cega, mas que está presa a preconceitos, mas que está prisioneira de conceitos e de modelos que já passaram do seu prazo de validade.
.
Nestas cenas lembro-me sempre da saga Alien e da Ripley... o mal dentro de nós.
2 comentários:
Para mim a analogia mais certeira é com a mudança de paradigma científico (vide Kuhn).
"A scientific truth does not triumph by convincing its opponents and making them see the light, but rather because its opponents eventually die and a new generation grows up that is familiar with it."
Max Plank
Verdade, esse Planck era o que dizia:
"A ciência avança, um funeral de cada vez!"
http://balancedscorecard.blogspot.pt/2013/07/o-lucro-tal-como-o-emprego-nao-e-um.html
Enviar um comentário