sábado, março 01, 2014

Uma oportunidade para escolas que se queiram diferenciar

Num corpo anquilosado, dominado pelas corporações, há muito que se perdeu a razão de ser da sua existência.
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Num mundo em mudança, o corpo devia ajustar-se, nunca perdendo de vista a sua razão de ser: preparar as gerações futuras. Contudo, isso, seria pôr em causa os direitos adquiridos de muita gente e, assim, nunca veremos isto "What's the Maker Movement and Why Should I Care?"
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Uma oportunidade para escolas que se queiram diferenciar, para clientes-alvo que não vêem a escola como um depósito.

1 comentário:

Carlos Albuquerque disse...

As ideias do artigo são interessantes. A sua piada aos professores, contudo, mostra bem a sua ignorância no assunto.

Muitos professores andaram décadas a evoluir no sentido do artigo. Nem todos, claro, mas muitos fizeram-no. Havia muitas experiências extraordinárias. E sabe que mais? Houve uns "iluminados" daqueles que falam de tudo sem saber, que começaram a atacar as ideias do artigo. Chamaram a artigos como o que linka "eduquês" e esse tipo de ideias passou a ser proscrito.

Para a actual política educativa qualquer das frases que transcrevo abaixo do artigo é uma heresia a combater! Toda a política educativa vai aberta e violentamente contra o tipo de ensino do artigo. As metas de Matemática para o ensino básico são uma pérola de Magnitigorsk contra Mongo!

Quer defender uma escola como a do artigo? Talvez seja melhor informar-se sobre o estado da educação em Portugal e sobre as ideias de quem nos governa.

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"It offers the potential to make classrooms more child-centered"

"More important, it obliterates the destructive cleavage between vocational and academic education. When the very same tools, techniques, and process skills are found and required in the physics lab, art studio, and auto shop, schools can and must stop sorting kids into winners and losers."

""One simple way to do this is to make your teaching mantra, "Less Us, More Them." Piaget suggests that it is not the role of the teacher to correct a child from the outside, but to create conditions in which the student corrects himself. Whenever you are about to intervene on behalf of a teachable moment, pause and ask yourself, "Is there a way I can shift more agency to the learner?""

""The role of the teacher is to create the conditions for invention rather than provide ready-made knowledge." —Seymour Papert"