"therefore better than the industry or the strategic or any other similar group. The private market is a powerful tool for the strategist. The first step is to construct a picture of tomorrow’s offerings in the chosen part of the galaxy on the lines of Figure 4.4. The strategist will take great care to exclude from the list of competitors those members of the ‘industry’ that will not be significant substitutes for the offering being planned. More important, the strategist will include all those substitutes that may in fact compete, but do not count as part of the industry. They may well be a majority."Talvez esta abordagem permita reduzir o tempo que demora a introduzir o tema da segmentação. Por vezes, é difícil fazer com que os gestores/empresários mergulhem mais profundamente e deixem de ver o seu negócio como, por exemplo, venda de produtos. E, passem para o outro lado... O que é que os clientes fazem com o produto? E todo o mercado usa o produto da mesma maneira? E todos os clientes procuram as mesmas coisas? Em vez de se apresentar como, por exemplo, fabricante de máquinas, porque não se apresentar como aquele que oferece/presta os serviços específicos e diferenciadores que as máquinas executam na vida dos clientes?
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Depois, talvez seja mais fácil entrar com:
Para perceber onde podemos ter melhores margens e onde teremos guerra de preços.
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Trechos retirados de "Creating Value Successful business strategies" de Shiv S. Mathur e Alfred Kenyon.
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