domingo, outubro 06, 2013

Curiosidade do dia


Imagem retirada daqui.

5 comentários:

Carlos Albuquerque disse...

Pelo link, 31,5%, para empresas com lucros acima de 10 milhões de euros.

Na maioria dos casos parece que ficarão nos 26,5%, perfeitamente em linha com a maioria dos países apresentados como comparação.

Curioso, sem dúvida.

CCz disse...

Mais um grande empresário que se perdeu atraído pela boa vida do Clube Dia 22

João Pinto disse...

Aconselho o Carlos Albuquerque a ler os relatórios do Eurostat: http://epp.eurostat.ec.europa.eu/cache/ITY_PUBLIC/2-29042013-CP/EN/2-29042013-CP-EN.PDF

Também poderá ler a mesma coisa aqui: http://fiscalidadenoblog.wordpress.com/2013/04/29/eurostat-divulga-carga-fiscal-na-uniao-europeia/

Os impostos sobre o capital (que inclui dividendos e impostos sobre as empresas) são os únicos que estão acima da média da Europa. Quem ouvir os nossos comentadores de serviço e muito gente mal informada até parece que são os únicos estão abaixo da média da União Europeia.

Carlos Albuquerque disse...

"apesar de a carga fiscal ainda estar bastante abaixo da média da União Europeia."

Pois. O que significa que os impostos não estão tão altos como muitos comentadores clamam. E se a situação é de tanta emergência que até o governo quer governar sem a Constituição, não deveríamos começar por nivelar a carga fiscal com a média da UE?

Quanto à imagem do post, sugere que o IRC em Portugal está acima dos outros países mas afinal isso só é verdade para lucros tributáveis acima de 10 milhões de euros. Quantas empresas são afectadas? E quantas excepções existem para essas empresas?

João Pinto disse...

Caro Carlos Albuquerque,

O que ainda está abaixo da média é a carga fiscal; a carga fiscal sobre o capital (uma das que contribuem para a carga fiscal geral) está acima da taxa praticada pelos restantes países da UE. Quanto a isto não há dúvidas.

Também não há dúvidas, dizem os resultados oficiais publicados nas finanças, de que a taxa efetiva de IRC é de cerca de 15% e a taxa efetiva de IRS é de cerca de 10%; os dados também nos mostram que, no que ao IRS diz respeito, uma pequeníssima parte das pessoas paga quase a totalidade dos impostos. Pode consultar estas estatísticas aqui: http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/dgci/divulgacao/estatisticas/