sábado, julho 13, 2013

Os socialistas* e uma questão final

Ainda a propósito de "Acerca do desemprego em Portugal (parte IV)"
.
Entretanto, os socialistas* na rádio Renascença, perante a evolução do desemprego, a cair há 5 meses consecutivos, e a um ou dois meses de termos evolução homóloga negativa, escolhem para título "Desemprego aumentou em Junho. Há mais 44 mil pessoas inscritas"

O cidadão comum vai apanhar o soundbyte "Desemprego aumentou em Junho".

Se estas vagas "Ofertas de emprego por preencher aumentaram 47,5%, para 16.138" já tivessem sido preenchidas neste mês de Junho, estaríamos já ao nível do desemprego de Agosto de 2012 e talvez a minha previsão de "Agosto 2013" fosse batida com um mês de antecedência.

Claro que esta evolução não é agradável para os rentistas do costume que estavam à espera da Super Bock Economics.

BTW, a propósito disto:
"De acordo com a informação mensal do IEFP, as actividades económicas com mais expressão nas ofertas de emprego foram as actividades imobiliárias, administrativas e dos serviços de apoio, comércio por grosso e retalho, alojamento e restauração, administração pública, educação, saúde e apoio social e a construção."
Pensei nisto "Espiral recessiva ou, como a vida é complicada" e logo surgiu isto "Não é impunemente que se diz mal".
.
Será que as pessoas preferem continuar no desemprego, com um subsídio ou sem ele, à espera que apareça algo "melhor", tentando fugir a um emprego nos sectores que os media e os próprios empresários dizem que estão mal e não têm futuro?

* Aqui a palavra "socialista" não cataloga como membros de um partido político mas como adeptos de uma ideologia em que o Estado é o papá.

3 comentários:

Nuno José disse...

* Aqui a palavra "socialista" não cataloga como membros de um partido político mas como adeptos de uma ideologia em que o Estado é o papá.

este comentário demonstra que não sabe o que é o sicialismo, um bocadinho de escola que sei que tem era útil.

Alías a maioria das pessoas quer socialismo mas nem sabe que o defende. E critica o neo liberalismo sem o saber também aqui neste blog já o vi acontecer também. Mas depois quando cataloga as coisas baralha-se.

CCz disse...

Sempre disposto a aprender, com muita humildade.

Nuno José disse...

Não sei se já viu aquele post que circula na net de um professor que decide dar a mesma nota a todos os alunos. A sua refutação é bastante boa para entender o que é o socialismo que ao contrário do que muita gente pensa é baseado no mérito mas onde o Estado tem um papel chave não mais que isso. A diferença entre o socialismo e a social democracia aliás é muito ténue e deve ser mais centrada nas questões sociais que qualquer outra. (como a religião etc)

Existe alguma confusão porque parece que cabe ao Estado distribuir o mérito e não. Cabe ao estado gerir e implementar medidas de controlo do mérito e atenuar injustiças etc etc. A redistribuição da riqueza é só dessas uma formas.

Já agora fica aqui o url.

http://www.snopes.com/college/exam/socialism.asp

Mas mais importante para mim e isso som é que é mesmo importante, deveriamos acabar com todas essas tretas de socialismo e neo liberamesmo etc. Para começar não existe um único páis no mundo onde estas ideias são postas em prática na sua forma pura. Depois o uso deste termos tolda as nossas mentes na maneira que ficamos com ideias fixas e não entendemos que por exemplo o neo liberalismo tem coisas más (como está mais que provado pela desregulação maluca dos mercados financeiros dos últimos 30 anos) assim como tem qualquer outro sistema. Pior, a mesma receita não funciona em todos o lado, da mesma maneira e em tempos diferentes.

São estas ideias que tenho tentado passar e como quase em tudo existe uma regra que quase sempre funciona bem. No meio está a virtude.

Cumprimentos.