.
A certa altura escrevem algo:
"o produto proposto representa uma abordagem claramente disruptiva"Depois, mais à frente escrevem:
"o produto proposto pode ser visto como disruptivo porque servirá clientes-alvo cujas necessidades não estão a ser servidas pelos incumbentes actuais"Dois reparos, relativamente a este tipo de argumentação:
- "A better product isn’t necessarily disruptive."
- "Business models, not products, are disruptive. People sometimes say a technology is disruptive. It’s more appropriate to call the business model disruptive. In order for a company to disrupt, the revenue and cost structure of the incumbents that the company faces must keep them from responding. It’s easy for other companies to add Kayak-like technology to existing products. The business model, not the technology, usually determines whether it is uneconomic for the incumbent to pursue the disruptor."
- "Contrary to conventional wisdom, startups with better products seldom succeed unless they are also disruptive."
- A palavra disruptivo usa-se quando um incumbente vê um novo player chegar ao mercado e nada faz porque não lhe interessa ou não pode. Normalmente, não lhe interessa ou não pode, quando o novo player aparece com uma oferta que parece inferior e que se destina a servir os piores clientes do incumbente, os overserved. Por isso, quando o incumbente vê esses clientes a desertarem para o novo player até agradece e nada faz porque não está a ver os seus clientes-nata a optarem por uma oferta inferior;
- Se um novo player aparece com uma oferta para servir clientes underserved do incumbente, é claro que o incumbente vai responder e vai "pôr toda a carne no assador" para manter essa nata de clientes e obter maiores retornos. E, nesses casos, quase sempre o incumbente ganha, não tem nenhum dilema a resolver.
3 comentários:
http://marketdrivengrowth.blogspot.pt/2010/03/tutorialinnovation-radar-on-apple-we.html
"ompetitors must compete against the business system, NOT just a given offering!"
http://blogs.hbr.org/cs/2013/03/stop_reinventing_disruption.html
Enviar um comentário