quarta-feira, julho 25, 2012

Profit is sanity

Lembro-me da primeira entrevista de Alexandre Soares dos Santos à TV após o "golpe" do 1º de Maio. Recordo algo que ele disse e que contraria o meu modelo mental. Algo como "vender, vender, vender é fundamental para este negócio"
.
Ao ouvi-lo, pensei, e a margem? Recordo sempre o livro de Hermann Simon "Manage for Profit, Not for Market Share".
.
Agora leio isto:

Sim, eu sei que estão aí metidos os resultados da Polónia, que cresceu menos do que o previsto, que há o investimento na Colômbia. 
.
Mas a velha máxima: "Profit is sanity, Volume is vanity" parece-me mais válida do que sempre.

2 comentários:

CCz disse...

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=570061

Campanha permitiu ao Pingo Doce aumentar as vendas mas teve forte impacto no EBITDA da cadeia de supermercados.

CCz disse...

"campanha do 1º de Maio inaugurou um “plano de reforço do posicionamento de preço” nas 371 lojas do Pingo Doce e gerou mais de duas mil notícias em 30 dias.

Mas o investimento nos descontos teve impactos negativos na margem EBITDA, indicador que representa a geração de lucro, excluindo os efeitos financeiros e de impostos. O EBITDA gerado pelo Pingo Doce reduziu-se 14,2% para 64 milhões de euros. Em comunicado, o grupo Jerónimo Martins refere que este desempenho “traduz, tal como anunciado no passado mês de Abril, o foco em estimular o crescimento das vendas e o fortalecimento da marca Pingo Doce, mesmo admitindo que este esforço tenha impacto negativo na margem EBITDA da Companhia, no ano”."

http://economia.publico.pt/Noticia/promocao-do-1-de-maio-ajudou-pingo-doce-a-aumentar-as-vendas-em-24-1556253
.
"e gerou mais de duas mil notícias em 30 dias." qual o valor disto? treta