segunda-feira, maio 02, 2011

Podar indicadores

Na passada sexta-feira estive a trabalhar numa empresa a animar uma tarefa ingrata: podar! Podar indicadores!
.
A empresa identificou a cadeia da procura, identificou a proposta de valor a oferecer a clientes-alvo e prescritores, e desenhou o mapa da estratégia.
.
Depois, como trabalho de casa, a empresa identificou um conjunto de indicadores associados ao mapa da estratégia, cerca de ... 87 indicadores!!!
.
87 indicadores é muito indicador.
.
Reunindo com as pessoas servi-me de duas metáforas para justificar e fomentar a poda que se impunha:
.
1. A metáfora dos chapéus
Quando colocamos o chapéu de director de um departamento queremos ter indicadores que nos permitam ter uma percepção sobre o que se passa no departamento. Agora quando colocamos o chapéu de equipa de gestão de topo o que queremos é uma ideia do conjunto, é uma validação, ou não, das hipóteses estratégicas. Para isso precisamos de um número muito mais restrito de indicadores para não perdermos o sentido do todo, para não nos atolarmos em pormenores.
.
2. A metáfora das músicas
Uma coisa é ouvir uma música que gostamos, pode ser no youtube. Outra coisa, é ouvir 10 músicas em simultâneo do nosso compositor preferido. Qual o resultado? Ruído!!! Se quisermos liderar o desempenho de uma empresa olhando para 87 indicadores em simultâneo, vamos de certeza ter problemas... o ruído vai sobrepor-se ao sinal.
.
Resultado, já conseguimos reduzir a quantidade de indicadores para 48.
.
.
.
.
Ainda não chega, nesta fase gostaria de chegar aos cerca de 25 indicadores.
.
A poda vai continuar.

Sem comentários: