domingo, maio 22, 2011

Futebol e modelos de negócio

Ontem, durante o meu jogging do final da tarde, ouvi na rádio que o Feirense subiu à Super-Liga.
.
BTW, o Feirense tem um restaurante com umas francesinhas que não são más!
.
Alguém disse que era a 4ª vez que o Feirense subia ao escalão máximo do futebol nacional, que a última vez que tinha conseguido esse feito tinha sido há 21 anos. Pelo que percebi, sempre que o Feirense subiu, no ano a seguir desceu ficando sempre em último lugar.
.
E isto deixou-me a pensar...
.
Para um clube vencer a liga que disputa tem não só de ter uma equipa tecnicamente competente no campo e no banco, como tem de ter um modelo de negócio capaz de suportar essa equipa sem salários em atraso, sem falta do mínimo de condições de apoio à equipa.
.
Quando um clube é promovido, ou despromovido, à liga seguinte, o seu modelo de negócio tem forçosamente de mudar.
.
Como será um business model canvas para um clube que quer vencer a Liga Orangina e qual a diferença para um business model canvas de um clube na Super-Liga que não quer descer de divisão?
.
Parabéns ao Feirense

3 comentários:

afc238 disse...

Acabo de dar agora com o seu blog que não conhecia.

De facto, enquanto sócio do clube em questão (e em nome do qual agradeço as suas felicitações pela subida), devo dizer que é uma questão pertinente a que coloca. Mas diria tambem que este clube é um clube peculiar, pois é dos poucos clubes que cumpriu sempre com as suas obrigações, nao tem passivo, tem feito investimento patrimonial ao longo dos ultimos anos, nomeadamente no que diz respeito ao estádio e ao centro de treinos, por sinal um dos melhores da região norte e litoral.

Nos finais dos mandatos, segundo os estatutos do clube, não se pode deixar o clube com dívidas. Se isto fosse levado com rigor a todos os clubes, há muito que o Feirense estaria na 1ª liga, pois há muitos clubes incumpridores como se sabe.

De qualquer forma, em termos de modelo económico é de facto complicado manter um clube destes na 1ª liga, pois não tem uma massa adepta como tem por exemplo um Gil Vicente que facilmente coloca 8000 pessoas no minimo nos seus jogos em casa. Além disso, há muitos clubes ao redor da cidade da Feira que desvia tambem muitos adeptos que estao agora finalmente a ser "reconquistados" pelo clube. Vamos ver como serão os proximos meses... espero que já a jogar no renovado estádio até para não desmobilizar a massa adepta, que seguramente nao quererá ver por muito tempo o clube da terra a jogar em Gaia ou Águeda

CCz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CCz disse...

Duplos parabéns caro ritsas2308,

Quer pela subida do Feirense quer pelo significado da informação que aqui trouxe!!!
.
"Nos finais dos mandatos, segundo os estatutos do clube, não se pode deixar o clube com dívidas."
.
Ainda mais preciosa a vitória do clube!!
.
Esperemos que o clube consiga renovar o seu modelo de negócio.
.
BTW, o que a direcção do modesto Feirense faz, é o que o nosso país deveria ter começado a fazer há muito tempo...