domingo, junho 20, 2010

Em saco roto

Uma organização que implementa um sistema de gestão da qualidade, segundo as linhas de orientação da ISO 9001:2008, tem de lidar com as reclamações dos clientes:
  • cláusula 5.6.2.b "retorno da informação do cliente"
  • cláusula 7.2.3.c "retorno de informação do cliente, incluindo reclamações do cliente"
  • cláusula 8.2.1 "Como uma das medições do desempenho do sistema de gestão da qualidade, a organização deve monitorizar a informação relativa à percepção do cliente quanto à organização ter ido ao encontro dos seus requisitos. Os métodos para a obtenção e a utilização desta informação devem ser determinados."
Hoje, vários hospitais e instituições em Portugal, na área da saúde, no público e no privado, estão certificados segundo a ISO 9001:2008. Por exemplo: "O Hospital Pedro Hispano".
.
.
"“Não há nenhum hospital no país, público ou privado, com departamentos que analisem as queixas dos doentes, que tirem disso consequências e façam a gestão dessas queixas”, lamentou Pedro Nunes em entrevista à agência Lusa.
.
Para prevenir os erros na área da saúde, o bastonário considera essencial conhecer os casos de falhas e discuti-los."
.
Somos um país da treta senão estas palavras do Bastonário não cairiam em saco roto.
.
Não esquecer estes números.

1 comentário:

lookingforjohn disse...

É um país alienado.

É um país que se define nesta história que presenciei. Dizia-me uma pessoa numa empresa: "Fui ao arquitecto pagar o projecto da minha casa nova e ele recusou passar recibo da totalidade dos honorários, só passava de metade." bla bla bla whiskas saquetas e estávamos os dois a dissertar sobre estes esquemas e como era difícil aceitar isto, e eu todo solidário com o tipo, e ele encerra a conversa desta forma: "o que me safa é que tenho um café e consigo não facturar praticamente nada do que vendo, senão estava tramado!..."

não-há-mais-pachorra-pra-esta-tanga...

(aranha)