segunda-feira, abril 12, 2010

Concorrência - pode fazer maravilhas

A propósito deste artigo "Sector do calçado ganha ao têxtil na batalha da internacionalização" saliento um parágrafo que devia merecer reflexão por todos aqueles que têm medo da concorrência:
.
"Há ainda outra razão que ajuda a explicar o diferente grau de internacionalização destes dois sectores de actividade e que se prende com a liberalização do comércio mundial. É que, ao contrário dos têxteis, cuja liberalização total só chegou em 2005, o sector do calçado começou muito cedo a ter de competir com os grandes produtores asiáticos, uma vez que não havia quotas de exportação para a Europa. Esta concorrência levou o sector a optar definitivamente pelos produtos de gama mais alta, procedendo a uma forte modernização tecnológica e a uma aposta na componente de moda e design.

Pelo contrário, o sector têxtil esteve durante anos protegido pela fixação de quotas reduzidas à China, iniciando-se a liberalização total das exportações apenas em 2005."
.
A concorrência é como o esforço da jovem borboleta para se libertar do casulo, sem ele, nunca conseguirá abrir as asas e ser um borboleta a sério.
.
Não esquecer também o papel das Associações. Basta comparar o discurso da APICCAPS quanto à concorrência e à Ásia e o discurso da ATP e em particular do seu director-geral com o seu habitual choradinho contra os malvados chineses.

1 comentário:

Jonh disse...

Sem dúvida. A necessidade aguça o engenho.

A concorrência no sector do calçado e a falta dela determinaram diferentes caminhos para estes dois sectores.

No entento, acredito que também nos têxteis, devido exactamente à falta de competitividade de algumas empresas, esse ajustamento está a ser feito, à custa, claro de falâncias e mais desemprego.

Apenas um reparo, porque conheço o sector do calçado; ele está muito apoiado em mão de obra barata (tal como, talvez, o têxtil); é um dos factores competitivos - aliás, todos conhecemos opiniões diárias de que os salários aumentaram muito, quando comparados com a produtividade.