domingo, novembro 22, 2009

Não é sexy ...

Ao contrário do que dizia Nuno Crato ontem na SIC-N não temos de produzir mais barato para poder exportar... não podemos combater nesse terreno como o fazíamos no passado, o mundo mudou e as nossas vantagens competitivas nesse campo foram-se erodindo.
.
Pelo contrário, temos de produzir artigos cada vez mais caros, artigos com cada vez mais valor acrescentado, como referiu João Duque no mesmo programa de ontem na SIC-N.
.
Ouvi num noticiário televisivo qualquer um trecho de um discurso do Presidente da Republica proferido durante o dia de ontem. Procurei nos vários jornais uma referência à mensagem e nada.
.
O que mais aproximado encontrei foi este trecho no DE "Nesse sentido, frisou, é fundamentar reforçar a cultura de inovação para aumentar a produtividade e competitividade da produção nacional nos mercados internacionais." (Moi ici: reforçar a cultura de inovação, apostar no numerador da equação da produtividade, no aumento do valor acrescentado, a única hipótese de em simultâneo aumentar a produtividade, a competitividade e os salários. Tudo o resto é treta!)
.
Se Cavaco Silva tivesse falado sobre a espuma, os jornais estariam repletos de transcrições, comentários e análises, como falou do cerne... não é sexy, não excita, não ...

Sem comentários: