quinta-feira, junho 04, 2009

Ás vezes não o entendo...

Aprecio muito Daniel Bessa, contudo, por vezes apanho-o a proferir afirmações que são incorrectas e não têm adesão à realidade.
.
Por exemplo, no sítio do Público "Daniel Bessa: a prioridade para Portugal tem de ser exportar"
.
"De acordo com Daniel Bessa, todo o crescimento da economia portuguesa depois do 25 de Abril de 1974 fez-se graças ao investimento directo estrangeiro, sobretudo alemão. “O que mudou em Portugal nas últimas décadas foi meia dúzia de empresas, como a Siemens, a Volkswagen ou a Blaupunkt”, salienta."
.
Esta afirmação peca por ser uma grosseira simplificação. Tanta PME, longe dos holofotes, dos corredores e das carpetes do poder, tão do gosto dos normandos das empresas de bens
não-transacionáveis, verdadeiras campeãs escondidas, têm transformado Portugal... não são ainda o grosso da coluna, mas são os pioneiros que já estão a fazer a diferença. E empregam muito mais gente que as multinacionais, e não emigram com a mesma facilidade.
.

2 comentários:

Jose Silva disse...

Carlos, essas PMEs escondidas não serão fornecedores directos ou indirectos das Siemens e WVs ?

CCz disse...

Escrevi o postal a pensar em quatro PME's que visitei esta semana. Algumas já contrataram pessoal para este mês de Junho, outras estão a subcontratar produção.
.
São PME's com 20 a 45 pessoas e que não estão no negócio do preço.
.
Nenhuma trabalha para multinacionais.