quarta-feira, dezembro 10, 2008

O que chega aos jornais... (parte II)

Este artigo no DN de hoje "Constâncio aconselha subida do défice orçamental" é um exemplo do que chega aos jornais:
.
"A meio de 2009, os preços podem baixar e as famílias portuguesas vão auferir aumentos nos rendimentos."
...
""A inflação vai descer, felizmente", diz Constâncio, admitindo um aumento do rendimento disponível (salários, descontados os impostos), por esta via, em 2009. No espaço europeu e mesmo em Portugal "é possível a inflação negativa" - um recuo dos preços ao consumidor, provocado pela queda da procura e dos preços das matérias primas - "a meio do próximo ano". Com a Função Pública a obter aumentos salariais de 2,9% será um cenário idílico."
.
Só que everything is connected... cuidado com a segunda rodada.
.
"Mas para uma parte das famílias portuguesas, 2009 poderá ser negro. É que a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) estima um aumento de 55 mil desempregados e o próprio Governo admite um acréscimo de pelo menos 20 mil desempregados. Se a incapacidade de o sistema financeiro em "obter capital continuar", refere o governador do banco central, a "economia real terá uma evolução muito complicada". "
.
São estes e as empresas onde estes trabalham que geram o acréscimo de impostos para pagar os salários, as pensões e os aprovisionamentos da Função Pública...

Sem comentários: