quinta-feira, novembro 06, 2008

Migração de valor (parte VI)

Em tempo de crise ('A Grande Recessão(?)') é de esperar uma recompensa para as Wal-Mart deste mundo e tempos difíceis para quem aposta no serviço.
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"For Wal-Mart, a Christmas That’s Made to Order"
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"In September, sales at Wal-Mart and the company’s Sam’s Club stores open at least a year, known as same-store sales and a measure of retail health, increased 2.4 percent, not including fuel sales, compared with 1.4 percent for the same period last year. The majority of other retailers had abysmal sales.
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Ken Perkins, president of Retail Metrics, a research firm, predicted that Wal-Mart would have a nearly 2 percent increase in same-store sales for October."
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"Few retailers are sleeping as soundly. Many have withdrawn their earnings guidance and privately uttered the word “bloodbath” to describe their expectations for the holiday season.
... In the last week, analysts cut their already conservative October same-store sales forecasts.
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expects a drop of at least 9 percent in October same-store sales for department stores, which are deeply reliant on discretionary spending. Saks Fifth Avenue and Nordstrom will most likely have double-digit declines, he said.
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All of the factors that analysts have identified as hurting October sales at most retailers — unemployment, declining stock prices, the credit crisis, dreary headlines — helped drive shoppers to discounters."
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Mesmo assunto aqui: "Recession Trumping Brand Loyalty"

5 comentários:

lookingforjohn disse...

ai, ai, ai... :| É mesmo aquilo de que falámos há dias!... tudo em direcção ao baixo preço!...
E eu até diria que junto com a busca do baixo preço vamos passar a ter o cenário em que o momento de oportunidade encurta drasticamente: ou temos de tudo um pouco e em cada instante (e ao tal baixo preço) ou então o cliente passa (só quando precisa mesmo, não com antecedência), não encontra o que quer no imediato, e avança para a "loja" seguinte (hmmm... lendo de novo isto que escrevi, não é lá grande descoberta... :)).
Uma inquietação que me vai atacando (embora me pareça positiva, de alguma forma sinistra), é esta: e "o serviço", não é ele também nestes tempos uma resposta a novas necessidades dos clientes? Quais serão então as novas oportunidades?
No final do nosso jantar, eu e o Duck ficámos ainda um bocado a discutir isto, a gerar ideias...
Acho que ainda vamos voltar algumas vezes a este tema... (vai ser inevitável, não?)

Ass.: Aranha

CCz disse...

Precisamos de fazer um brainstorming sobre a migração de valor por sectores de actividade.

lookingforjohn disse...

Migração de valor = uma face do espelho;
Novas necessidades e benefícios, logo novas oportunidades, logo novas estratégias = a outra face.

Agora, dito isto, "é só descobrir quais são essas novas necessidades e benefícios RAPIDAMENTE (esta a dificuldade, fazê-lo "pronto" e atacar antes dos outros!!)

Temos mesmo que marcar isso! Mesma equipa?

ass: "aranix" :P

CCz disse...

"Temos mesmo que marcar isso!"

Dispare datas meu caro.

"Mesma equipa?"

Se conhecer alguém que venha trazer valor acrescentado... by all means convide-o(s)

CCz disse...

"Once Sizzling, China’s Economy Shows Rapid Signs of Fizzling"
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http://www.nytimes.com/2008/11/07/business/worldbusiness/07yuan.html?em