domingo, novembro 07, 2021

Percebem porque vão faltar cada vez mais trabalhadores?

Let this sink in:

"Em 2020, 50% das vendas de moda e vestuário na Europa foram feitas com desconto de preço e a indústria têxtil portuguesa surge como um dos suportes destas campanhas agressivas, uma vez que pratica os preços mais baixos do continente, segundo um estudo da Fashion Value intitulado ‘Pricing Report’. Do outro lado da tabela está a Itália.

Independentemente de outos segmentos do mercado, onde a indústria portuguesa também dá cartas, e tomando como ponto de partida o vestuário mais básico – uma t-shirt em algodão e umas calças jeans – o estudo indica que “na Europa Ocidental, Portugal é um dos países mais baratos, com menos de sete euros para uma t-shirt e pouco mais de 19 euros para umas calças jeans”. A Itália encabeça a lista dos mais caros, “com quase 40 euros para umas calças jeans e 15 euros para uma t-shirt básica em algodão”."(fonte)

O título do artigo é "PORTUGAL NO TOPO DA INDÚSTRIA LOW COST EUROPEIA". 

No topo porquê? Temos os salários mais baixos? Nope!


Temos empresas grandes capazes de ganhos de escala? Nope!
Temos empresas automatizadas e muito organizadas? Nope!

Nenhum país enriquece a vender commodities, a menos que seja o campeão da concorrência perfeita. Parece que em vez de treparmos as árvores estamos a descer na escala de valor.

Os apoios e subsídios são usados para isto... isto faz-me lembrar a interpretação de Jordan Petersson acerca de Mateus 6, 24-34. O que casa bem com a tal citação que referi há dias: 
"nature evolves away from constraints, not toward goals"
Quando não se tem uma direcção responde-se a estímulos, foge-se dos obstáculos, não se projecta um futuro, vive-se, mas não se afirma.


Não critico quem o faz. Quem faz, faz o que pode e sabe. Quem faz, faz muito mais que intelectuais que não levantam o rabo do sofá.

Critico quem não percebe a importância de criar condições para que capital estrangeiro venha infectar o país com o spill-over de projectos que apostem na concorrência imperfeita



Sem comentários: