Ontem li "
Last week's reading: Creating Value from Touch-Points to Journeys and Big Data Analytics" e sublinhei:
"Product vision is surprisingly not about the product at all, it is about the customers you choose to serve and the specific problems you want to solve for them"
Interessante porque se encaixa perfeitamente num exercício que lancei a uma empresa:
- Coloquem em cima da mesa um exemplar de um produto que fabricam com a margem mais elevada e, um outro exemplar de um produto que fabricam com a margem mais baixa.
Depois, desafiei-os a, com base naqueles casos concretos, a reflectir para cada um:
- Que gama de preços?
- Que tipo de clientes?
- Que abordagem comercial?
- Que relação têm com os clientes?
- Qual o grau de interacção com os clientes?
- Qual a razão da interacção? Com quem interagem?
- Qual a função de quem vos compra?
- Quando compram, o que é que esses clientes realmente compram? O cliente nunca compra o que lhe vendemos, compra o que pode fazer com o que lhe vendemos.
- Que materiais?
- Que máquinas?
- Que custos?
- Que regras?
- Que quantidades?
- Que prazos?
O que vêem emergir associado a cada tipo de margem?
.
É muito mais do que o produto mas o produto é um bom ponto de partida, porque fugimos das abstracções e alicerçamos a reflexão em coisas reais.
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