domingo, janeiro 15, 2012

Uma dúvida

Ora aqui está um bom desafio.
.
"Exportações têxteis quebram pelo segundo mês consecutivo"
.
"De acordo com os dados hoje publicados pelo INE sobre comércio internacional, e analisados pela Associação do Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), entre Janeiro e Novembro de 2011 o sector exportou 3.723 milhões de euros, o que representa um crescimento de 9,3% face a igual período do ano passado. A meta dos 4 mil milhões fixada para o total do ano está próxima de ser cumprida.
Apesar do crescimento acumulado, os números relativos aos dois primeiros meses do último trimestre do ano mostram um recuo nas vendas internacionais deste sector. Depois da quebra de 3,7% em Outubro, em Novembro (o último para o qual há dados disponíveis) registou-se um novo recuo homólogo de 2,5%.
.
Os valores mensais compilados pela ATP dão o retrato quase completo relativo a 2011: até Agosto o crescimento homólogo esteve quase sempre acima dos dois dígitos, em Setembro houve ainda um crescimento, ainda que mais ligeiro (5,8%), enquanto o último trimestre arrancou no “vermelho”.
.
Até que ponto as temperaturas outonais de 2011, relativamente altas, tiveram uma influência neste desempenho?
.
Uma dúvida para esclarecer com os dados de Dezembro último e Janeiro presente.

1 comentário:

lookingforjohn disse...

As temperaturas outonais aliadas ao medo (menos consumo) e a alguma falta de capacidade produtiva (menos acesso ao crédito)?