quarta-feira, outubro 26, 2011

Tão novos e já tão velhos...

Um exemplo de um Portugal que tem de desaparecer… o Portugal que não confia na capacidade de trabalho e vive acomodado à sombra da protecção das Ordens que não acrescentam qualquer valor, infelizmente esta conversa de velhos é alimentada por gente nova.
.
Eu, como cliente de serviços de design, não quero ser obrigado a trabalhar com quem me impõem. Será que por estar inscrito numa Ordem um profissional de design ganha todas as virtudes? Até parece que nunca tiveram formação dada por formadores com CAP que são uma nulidade!!!
.
Eu, como cliente de serviços de design, peço um portefólio, peço a opinião a anteriores clientes, vejo se cumprem prazos, vejo se são flexíveis e, também vejo o preço. Será que sou atrasado mental? Tenho que ter uns senhores a dizer-me quem é que posso escolher? Hoje, nos tempos da internet, rapidamente sabemos quem faz asneira.
.
“Actualmente desempregada, Carolina Martins pensa que o design não é valorizado em Portugal. “Um cliente uma vez disse-me que não percebia porque é que alguns designers recebiam tanto dinheiro e que só não fazia ele estes trabalhos porque não tinha os programas necessários no computador”, conta. Como tal, Carolina considera que não basta regulamentar a profissão e há que distinguir o bom do mau design.”
.
Cara Carolina, não percebe que são os designers que têm de melhorar? Não percebe que têm de ser os designers a criar a experiência de que trabalhar com eles é muito mais rico, mais valioso do que o “faça você mesmo” com um programa de computador?
.
Como os designers não conseguem mostrar isso, têm de recorrer ao poder de uma Ordem e à força da lei para os proteger? É isso?
.
Façam como a MBM mobile, mostrem através do Vosso trabalho que trabalhar com um designer é uma mais valia. Calcem os sapatos do cliente, procurem percebê-los, seduzam-nos!!!
.
Já repararam, se não conseguem seduzir os Vossos clientes, como querem que eles acreditem que o Vosso trabalho vai seduzir os clientes deles?
.
“Rodrigo Feijão, estudante de Design de Comunicação no Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), Coimbra, admite ao i que já sabe que não terá “um futuro risonho” na área. Para o estudante de 23 anos, a competição no mundo do design é exigente, mas diz-se surpreendido com os desequilíbrios na qualidade: “Há muitas empresas criadas no mundo do design por pessoas que apenas têm o 12.o ano, mas isto só acontece por o nosso mercado não pedir qualidade e apenas trabalho feito.” E exemplifica: “Se tiver uma gráfica, ou um gabinete de design, e cobrar metade do preço de um designer licenciado, vou vender dez vezes mais, pelo simples facto de o mercado em Portugal não se interessar pelo conteúdo mas sim pelos preços.” Rodrigo Feijão resume a situação do mercado de uma forma simples: “Basta ter um computador, arranjar software, ler uns artigos na internet, e pronto, sou designer”, conclui.”
.
Que conversa é esta? Aos 23 anos já está derrotado? Tudo indica que o Instituto Miguel Torga falha rotundamente na formação sobre o que é valor, como criar valor, como fugir ao negócio do preço.
.
Posso inverter o raciocínio e lançar a responsabilidade sobre os profissionais de design que são incapazes de criar valor e competem pelo preço. É a “race to the bottom”.
.
Sintomático:
.
"Nuno Sá Leal diz que já no fim de Novembro vai entregar na Assembleia da República o processo completo, apoiado por todos os partidos políticos, a fim de avançar para a criação da ordem: “Seremos o primeiro país na Europa com uma regulamentação completa e espero que o primeiro a ter uma associação profissional designada pelo governo.”
.
Trechos retirados do jornal i "Designers. Profissão sem controlo pode ganhar uma Ordem em 2012"

4 comentários:

lookingforjohn disse...

“Seremos o primeiro país na Europa com uma regulamentação completa e espero que o primeiro a ter uma associação profissional designada pelo governo.” - que é, no fundo, o que importa a estes senhores. Depois de terem sido os primeiros em alguma coisa, vão conseguir vender palestras a falar dessa vitória, e vender alguns trabalhos de design à conta dessa "boa publicidade".
Quanto ao jovem com 23 anos, é isso, ele não tem culpa.

CCz disse...

Aranha é mais:
.
"Quanto ao velho de 23 anos..."

lookingforjohn disse...

Posso contar uma história? (eu abrevio)
Em tempos, numa conferencia do IPAM sobre design, durante 2 horas os senhores da AND (ass.nac.designers) e da APD (ass.portug.designers) defenderam a classe e acusaram os empresários, essa corja, de não compreenderem o designer. Havia até alguns empresários que queriam que o designer tivesse timings para o seu trabalho, como se a criatividade pudesse ter hora marcada, os malandrecos.
Quando esta coisa gerava consenso (até por parte da plateia, que assumia as dores para si própria, também muitos deles vítimas da mesma incompreensão), eis que um dos representantes afirma ter estado na origem da criação do estatuto do designer (ou da categoria profissional, ou qualquer coisa relevante do género). A outra interrompe e protesta, e que não, que eles é que tinham criado esse estatuto. Não, não, fomos nós, nós é que fomos falar com o Doutor não sei das quantas! Não, não, isso é um insulto, fomos nós! Você mente! Você é que mente!!!
Aso, aso, e quase batatada (e sem dúvida uma "vergonhada" de primeira) em cima do palco do auditório.
Donde, intervim eu, no finalzinho, usando o truque básico, que eles não compreendem, de falar baixinho pra toda a gente me ouvir, para congratulá-los por nos terem elucidado de forma tão eloquente sobre a verdadeira razão pela qual o designer não é respeitado (palavras deles). É que, quem não se repita a si mesmo...
(e fui ovacionado, modéstia à parte) :)

lookingforjohn disse...

Correcação: quem não se RESPEITA a si mesmo*