sábado, setembro 05, 2009

Mais um exemplo positivo

Realismo!
Locus de controlo no interior!
Reflexão estratégica!
Posicionamento!
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O semanário Vida Económica publicou um artigo onde se reporta o caso da Fepsa "Chapéus de luxo são "made in Portugal"" ... imaginem uma empresa como a Fepsa a agir como os agricultores que protestam por causa do leite dito "importado".
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"… aquando da queda do Muro de Berlim, quando os concorrentes de Leste invadiram o mercado", conta o presidente da Fepsa. Nessa altura, assume, tentaram concorrer "baixando o preço" mas rapidamente perceberem que o trilho não seria esse "porque o preço deles não é calculado com base em coisa nenhuma, já que eles vendem a qualquer preço".

Por esta altura, e uma vez que disputavam os mesmo mercados, nomeadamente Itália, Grã-Bretanha e Alemanhã, a empresa decidiu conquistar o mercado americano e dedicar-se à gama alta.

Há cerca de dois anos, e constatando que o rumo económico da América estava a alterar-se e a perder força, a Fepsa decide voltar a apostar na Europa. Ricardo Figueiredo avança à "Vida Económica" que, nessa altura, a empresa investiu "um milhão e meio de euros em novos sistemas de informação, tinturaria e sistemas de poupança energética". A explicação para este gasto é facilmente explicada pelo responsável da empresa: "quando demos conta, cerca de dois terços das nossas encomendas iam para a América e, perante as dificuldades que cedo fomos sentindo naquele mercado, optámos, de forma pacífica e estruturada, por começar a trabalhar de novo com a Europa. Mas para isso, tínhamos de implementar sistemas de custos mais controlados e preparados para fazer pequenas quantidades e num regime mais flexível".

Ricardo Figueiredo salienta que, enquanto "o mercado americano pede grandes quantidades e quase sempre nos mesmos tons, na Europa há mais modelos, com mais cores e com quantidades substancialmente diferentes e tivemos que nos preparar para isso".
Do trabalho que sai das mãos dos trabalhadores de São João da Madeira vê-se o produto final na cabeça de muitos famosos. Robert de Niro, Nicolas Cage e Clint Eastwood usam os chapéus com feltro feito pela Fepsa. Mas a fama não se fica por aqui. Direccionado ao fabrico de topos de gama, a empresa trabalha para casas de alta-costura como a Hermès.”
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