quarta-feira, março 04, 2009

Os senadores e os post-its

Os senadores, da oposição e da situação, vivem tão distantes da realidade quotidiana do português médio que quando têm de mostrar serviço, ou seja, quando têm de apresentar propostas, vão ao baú de tesourinhos deprimentes para sacarem umas ideias e ocuparem o espaço mediático.
.
Muitas dessas ideias saem fora do meu âmbito de actuação e por isso não tenho capacidade de análise crítica racional. Porém, algumas dessas ideias chocam com a minha realidade quotidiana e são-me, por isso, servidas numa bandeja para análise.
.
Qause sempre concluo que essas ideias não passam de post-its sem grande base que as suporte, assentam em 'non-permanent glue'. Assim, com a mesma rapidez com que apareceram acabam por desaparecer sem que ninguém as chore.
.
Há pouco, durante o meu jogging matinal, ouvi no Rádio Clube Português (RCP) extractos de uma entrevista a um desses senadores, Miguel Veiga fundador do PPD. O post-it que o RCP vai repetir até à exaustão durante o dia de hoje até que como espuuma se esfume no ar reza mais ou menos assim:
.
"Deve ser criada uma disciplina obrigatória de Formação Cívica desde o Básico à Universidade!"
.
O que este senhor não sabe é que infelizmente essa farsa de disciplina já existe. Pelo menos do 5º ao 9º ano de escolaridade os alunos são obrigatoriamente sujeitos a algumas disciplinas da treta:
  • Formação (ou Educação) Cívica;
  • Estudo acompanhado;
  • Área Projecto;
  • e mais uma ou duas que não recordo agora.
E por que é que lhes chamo disciplinas da treta?
Porque não existem. Só servem para dar mais horas a professores.
.
A minha filha mais velha anda no 9º de escolaridade e diz-me que em Formação Cívica tem aulas de inglês, porque a professora é a mesma e aproveita a disciplina para dar a matéria.
.
Estudo Acompanhado? O que é isso? Segundo a mesma minha filha o horário é aproveitado para dar aulas de Português ou de Matemática, em função da professora em causa.
.
Desde o 1º ao 6º ano de escolaridade que a disciplina de Área Projecto, que podia ser uma disciplina fundamental para preparar os alunos para o mundo do futuro, é uma treta. Quais são os professores que estão preparados para ministrar o tema projecto e gestão de projectos?
.
Assim, facilmente se desmonta mais um post-it.
.

Sem comentários: