segunda-feira, janeiro 26, 2009

Um bom exemplo!

Já aqui escrevi várias vezes sobre o locus de controlo (por exemplo aqui: Isto é mesmo um desafio digno de Hercules ).
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Aqui:
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"Persons with an external locus of control view events as being under the control of external factors such as luck (Marsh & Weary, 1995).
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For example, a person with an internal locus of control will attribute the failure to meet a desired goal to poor personal preparation, whereas, one with an external locus of control will attribute failure to circumstances beyond the individual’s control (aos chineses, por exemplo). The way individuals interpret such events has a profound affect on their psychological well-being. If people feel they have no control over future outcomes, they are less likely to seek solutions to their problems."
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Lembrei-me deste tema por causa do documento "Plano Estratégico 2007-2013" da Indústria do Calçado que se encontra no portal da APICCAPS.
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Por causa de um trabalho a realizar neste sector tive oportunidade de estudar o documento neste fim-de-semana que passou.
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Conclusão: julgo ter percebido a razão para o sucesso da indústria do calçado nos últimos anos. O locus de controlo está todo no interior!
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Algo de muito pouco português, infelizmente.
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Além do locus de controlo estar no interior, é surpreendente, para quem está habituado a encontrar conversa da treta, neste tipo de documentos institucionais, que torcida e apertada não tem sumo nenhum, encontrar um documento com real valor (pelo menos IMHO), um documento que não assume uma visão monolítica e aborda as diversas oportunidades para prosperar: diferentes tipos de clientes-alvo; diferentes vectores de inovação (materiais - nanomateriais, tratamente de superfícies por plasma ou laser, biodegradáveis, tecnologia, organização - por exemplo na actividade comercial e na logística, produtos e modelo de negócio).
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Julgo que mais sectores ganhariam em serem contaminados por este tipo de postura mental. A postura mental é fundamental para alicerçar estratégias competitivas num mercado aberto e hipercompetitivo.

1 comentário:

lookingforjohn disse...

Compare o site da APICCAPS com a da APIP, por exemplo. Os senhores do calçado são excepção, arrisco dizer.
Não conheço o caso, mas pode tb existir alguma sorte de cada empresa, individualmente, por ter ocorrido a constituição de órgãos dirigentes (da associação) empenhados e competentes.
Isto porque (aquela ideia "feia" do pastor, do cão-pastor, e das ovelhas), só com dirigentes fortes é que se ultrapassa as dificuldades mais básicas dos indivíduos/associados que são incapazes de evoluir por si mesmos. Exemplo: um empresário que não consegue organizar e implementar uma agenda de consulta de informações sobre o seu negócio, como pode sozinho, sem um bom pastor (a esta dimensão de "associação sectorial", não um simples consultor, digo eu), ter discernimento e capacidade de pensar grande, de iniciar algo que o faça sair do seu destino? ("está difícil, a crise, os preços, a concorrência... bla bla bla" - o tal fado do mal externo que nos ataca e vitimiza).