segunda-feira, dezembro 15, 2008

Comunicamos por sombras através de biombos

Se considerarmos o significado da mensagem de Van Zeller quando afirma "Próximo ano será "trágico" e "terrível" para a economia mundial"

"Para o presidente da CIP, na actual conjuntura a maior atenção deverá incidir no próximo ano sobre os apoios sociais e no desemprego." (nota do autor do blogue: algo em que acredito mesmo, muito mais no que o apoio às empresas, como vou tentar explicar mais tarde)
.
A ser assim, e dado o fenómeno de migração de valor, de retorno à frugalidade e de correcção acentuada dos níveis de consumo insustentáveis, com a consequente falência e consolidação de muitas empresas, quem é que pode assegurar que uma dada empresa em particular vai ser capaz de sobreviver a esta crise, que poderá durar 1, 2, 3, ... 5, 10 anos (à japonesa)?
.
Por isso, só por motivos plenamente justificáveis do negócio (desconto outras interpretações possíveis) compreendo perfeitamente o receio dos bancos em não emprestar dinheiro... que garantias têm de que o cliente-empresa vai sobreviver à crise?
.
"Teixeira dos Santos: ”É preciso pressionar os bancos para que façam chegar o dinheiro às empresas”"
.
Será que o governo está disponível para dar avales, como no caso do BPP? (humor negro)

Sem comentários: