domingo, junho 17, 2007
"Na cama com Siza Vieira", conseguem detectar um padrão para sair da crise?
O jornal Público de hoje brinda-nos com mais uma história de sucesso "Na cama com Siza Vieira" assinada por Natália Faria.
Alguém definiu insanidade como: fazer sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes!
Este artigo é sobre a Vamaltex:
""A Vamaltex estava com algumas dificuldades financeiras. E o que decidimos foi, por um lado, fazer um investimento forte na presença em feiras e na deslocação dos nossos comerciais aos mercados que queríamos atingir. Por outro lado, o cobertor tinha um problema de sazonalidade, o que nos levou a oferecer dois novos produtos: o cobertor mais leve, de Verão, e as mantas que são utilizadas todo o ano e que podem sair da cama para o sofá", contextualiza José Diniz. Foi estratégia que deu frutos. Actualmente com 51 funcionários, a Vamaltex trabalha num regime de 24 horas por dia para conseguir responder a todas as encomendas. Os dois empresários, José Diniz e Ricardo Jorge, vão fazendo figas para que os contactos que têm mantido com os responsáveis Zara Home, do grupo espanhol Inditex, e do El Corte Inglés se traduzam em mais encomendas. "
Resultado:
"O volume de negócios da Vamaltex foi de 1,2 milhões de euros em 2006. Para este ano, o objectivo é chegar aos três milhões. "Estamos a meio do ano e já ultrapassámos o volume de negócios do ano passado""
Aumentar a produtividade à custa da melhoria da estrutura de custos, é necessário mas... nunca nos fará subir na escala de valor, nunca nos aumentará o nível de vida, paga-nos o pão nosso de cada dia (quando paga), mas nunca nos dará manteiga e fiambre para o rechear.
Aumentar a produtividade à custa da novidade, à custa da inovação, abre as portas para um mundo novo, para o mundo do valor (não do preço). E no mundo do valor... não há limites!
"Até agora, a Vamaltex só fabricava em regime de private label, ou seja, produtos com a marca dos clientes. "
O que dará mais margem? O manufacturing label, ou o private label?
Não tenho dúvidas que é o manufacturing label!
Não pode é ser um hapenning, não pode é ser um enxerto de última hora, é toda um novo modo de vida.
"Enquanto isso, é à boleia da In Bed, com a assinatura do arquitecto Siza Vieira, que os actuais proprietários da empresa se preparam para alargar o leque de produtos aos lençóis e edredões"
E já agora, tendo em conta a previsível contrafacção e cópia descarada em feiras internacionais, preparem-se para terem várias "épocas" ao ano, para estarem sempre à frente, a cavalgar a crista da onda da novidade. Senão, qualquer dia deparam-se, numa feira, com um stand asiático mesmo ao lado e com os mesmos padrões de Siza Vieira.
Parabéns pelo rasgo!!!
Postal publicado em simultâneo aqui.
Alguém definiu insanidade como: fazer sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes!
Este artigo é sobre a Vamaltex:
""A Vamaltex estava com algumas dificuldades financeiras. E o que decidimos foi, por um lado, fazer um investimento forte na presença em feiras e na deslocação dos nossos comerciais aos mercados que queríamos atingir. Por outro lado, o cobertor tinha um problema de sazonalidade, o que nos levou a oferecer dois novos produtos: o cobertor mais leve, de Verão, e as mantas que são utilizadas todo o ano e que podem sair da cama para o sofá", contextualiza José Diniz. Foi estratégia que deu frutos. Actualmente com 51 funcionários, a Vamaltex trabalha num regime de 24 horas por dia para conseguir responder a todas as encomendas. Os dois empresários, José Diniz e Ricardo Jorge, vão fazendo figas para que os contactos que têm mantido com os responsáveis Zara Home, do grupo espanhol Inditex, e do El Corte Inglés se traduzam em mais encomendas. "
Resultado:
"O volume de negócios da Vamaltex foi de 1,2 milhões de euros em 2006. Para este ano, o objectivo é chegar aos três milhões. "Estamos a meio do ano e já ultrapassámos o volume de negócios do ano passado""
Aumentar a produtividade à custa da melhoria da estrutura de custos, é necessário mas... nunca nos fará subir na escala de valor, nunca nos aumentará o nível de vida, paga-nos o pão nosso de cada dia (quando paga), mas nunca nos dará manteiga e fiambre para o rechear.
Aumentar a produtividade à custa da novidade, à custa da inovação, abre as portas para um mundo novo, para o mundo do valor (não do preço). E no mundo do valor... não há limites!
"Até agora, a Vamaltex só fabricava em regime de private label, ou seja, produtos com a marca dos clientes. "
O que dará mais margem? O manufacturing label, ou o private label?
Não tenho dúvidas que é o manufacturing label!
Não pode é ser um hapenning, não pode é ser um enxerto de última hora, é toda um novo modo de vida.
"Enquanto isso, é à boleia da In Bed, com a assinatura do arquitecto Siza Vieira, que os actuais proprietários da empresa se preparam para alargar o leque de produtos aos lençóis e edredões"
E já agora, tendo em conta a previsível contrafacção e cópia descarada em feiras internacionais, preparem-se para terem várias "épocas" ao ano, para estarem sempre à frente, a cavalgar a crista da onda da novidade. Senão, qualquer dia deparam-se, numa feira, com um stand asiático mesmo ao lado e com os mesmos padrões de Siza Vieira.
Parabéns pelo rasgo!!!
Postal publicado em simultâneo aqui.
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6 comentários:
Agradeço a sua referencia á n/ iniciativa no seu blog.
Marlene Machado
Relações Publicas Vamaltex
Não tem nada que agradecer.
O que a nossa comunidade precisa, é de mais empresas com vontade de arriscar, é de mais empresas que levantem a cabeça e, deixem de pensar na mera sobrevivência e sonhem, e executem, concretizem esses sonhos.
Em nome da toda a equipa da Vamaltex, felicito-o pelo seu blog, do qual vou ficar leitora assidua e mais uma vez agradeço as suas palavras de incentivo.
Continue com o bom trabalho.
Marlene Machado
Obrigado,
Fico a aguardar os seus comentários, críticas e sugestões.
Tomo a liberdade de lhe enviar este texto sobre a guerra da Vamaltex, um texto que procura sistematizar o que distingue a guerra do preço, da guerra da inovação, e da guerra do serviço.
http://www.redsigma.pt/site/Proposta2.pdf
Caro CCZ,
Acabo de ler o seu artigo ( é seu, não é ? ) mas confesso que o fiz um pouco na diagonal. Já o imprimi para o ler melhor pois achei-o muitissimo interessante e concerteza muito útil para mim e para a minha empresa pois para além de R.P também sou comercial e como vê, este artigo é excelente para mim.
Espero no fim poder fazer um comentário que será muito positivo.
Agradeço o seu texto.
Marlene Machado
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