quarta-feira, setembro 24, 2025

Curiosidade do dia

A curva de Laffer ao vivo e a cores no The Times de hoje em "Bitter irony as Reeves loses out after raising alcohol duty":
"Tax receipts from the sales of beer, wine and spirit have fallen sharply since the decision to raise alcohol duty.
The sum since April is down £220 million compared with the same period last year, HMRC figures show. Wine had the steepest decline, with revenues down 6 per cent year on year. Revenue from spirits and beer were down 5 per cent and 2.5 per cent respectively. Cider bucked the trend, rising 10 per cent."
A lógica é simples, quando os impostos são baixos, aumentá-los tende a gerar mais receita, mas, a partir de certo ponto, um aumento excessivo da carga fiscal desincentiva o consumo ou desloca-o para alternativas mais baratas, fazendo com que a receita total do estado caia.

O governo britânico aumentou o imposto sobre o álcool (3,6% em linha com a inflação e novas regras para taxar o vinho pela graduação alcoólica). Resultado: desde abril, a receita caiu £220 milhões em comparação com o ano anterior, apesar do aumento da taxa.

Ou seja, o aumento do imposto não compensou a redução do consumo — a receita global caiu. Isto confirma a regra: se a taxa sobe demasiado, a base tributária (neste caso o consumo) encolhe de tal forma que a receita desce.


Sem comentários: