sexta-feira, maio 30, 2025

Curiosidade do dia

Em 2018, a Payless ShoeSource, uma retalhista norte-americana de calçado a preços acessíveis, realizou uma campanha de marketing invulgar para desafiar percepções sobre valor e marca no sector da moda.

A Payless criou uma loja fictícia de luxo chamada "Palessi" num centro comercial para o segmento alto em Los Angeles, ocupando o espaço anteriormente utilizado por uma loja da Armani. A loja foi meticulosamente decorada com manequins dourados, uma estátua de anjo e expositores elegantes para simular uma boutique de designer, ver o vídeo abaixo. Foram também criadas uma presença online e contas em redes sociais para dar credibilidade à marca inexistente. 

A empresa convidou cerca de 60 influenciadores de moda para a inauguração da loja, apresentando os sapatos como criações do fictício designer italiano "Bruno Palessi". Os calçados, na realidade, eram produtos da Payless, normalmente vendidos entre $20 e $40, mas foram etiquetados com preços até $645.

Os influenciadores elogiaram a qualidade e o design dos sapatos, descrevendo-os como "elegantes" e "sofisticados", sem suspeitar da verdadeira origem dos produtos. Alguns chegaram a pagar centenas de dólares por pares que, na verdade, eram modelos económicos da Payless. Após as compras, a empresa revelou a verdadeira identidade dos sapatos, reembolsou os participantes e permitiu que ficassem com os produtos.

A iniciativa visava demonstrar que a percepção de valor está frequentemente mais associada à marca e à apresentação do que à qualidade intrínseca do produto. A campanha gerou ampla cobertura mediática e discussão nas redes sociais, destacando como o branding pode influenciar significativamente as decisões de compra dos consumidores. 

Mais informação aqui

Para reflexão por quem anda entretido com tarifas alfandegárias sobre a Temu ou a Shein.

Sem comentários: