domingo, janeiro 19, 2025

Curiosidade do dia

"Para dar uma ideia, na 42, entre Lisboa e Porto, hoje em dia temos 1000 alunos, somos a maior escola de Engenharia de Software do país. Até agora, temos tido 100% de empregabilidade. Em média, os nossos alunos quadruplicam o salário desde a entrada à saída. E custa, por ano, por aluno, um quarto do que custa uma escola tradicional, como o [Instituto Superior] Técnico ou a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Quanto é que custa, por aluno? Custa 1500 a 2000 euros, por ano. É muito eficiente."

"Acho que não podemos garantir nada, obviamente. Tentamos assegurar o financiamento para os próximos poucos anos. Mas vivemos, em primeira análise, da boa vontade das pessoas, das empresas e das fundações que acreditam em nós, que acreditam que aquilo que fazemos tem impacto. E uma coisa que eu acho muito importante: temos encontrado uma quantidade de pessoas, de empresas, de fundações, com uma generosidade incrível, muito preocupadas com o futuro da Educação no país e dispostas a financiá-lo e a contribuir de muitas maneiras. Sobretudo um pais como o nosso, que tende a ser muito cínico em relação a estas coisas todas, acho que é extraordinário que isto aconteça.

...

Nos últimos cinco anos, desde que saímos de lá e lançámos a 42 e agora o TUMO, já conseguimos donativos de 25 milhões de euros. Isto são verbas importantes, mostram que temos uma sociedade que, apesar de ja ser sobrecarregadissima de impostos - que depois são muitíssimo mal utilizados tantas vezes -, está disposta a fazer um investimento adicional na qualidade da Educação. Isto é a sociedade civil, isto é o nosso país. Devemos ter orgulho nestas empresas, nestas pessoas e nestas fundações."

Recordar a primeira Escola Comercial Oliveira Martins. Outubro de 2012 - Convém levar o racional até ao fim

Isto acontecerá em muitos, muitos sectores além da Educação, como na Saúde.

Trechos retirados de "PRR tinha muito dinheiro para a Educação avançada em termos digitais, mas estava todo pré-reservado

Sem comentários: