terça-feira, novembro 12, 2024

Curiosidade do dia


Recentemente, realizei uma auditoria interna numa empresa que trabalha com gases fluorados, os quais contribuem para o efeito de estufa ou afectam a camada de ozono. Devido a isso, a empresa é obrigada a cumprir requisitos rigorosos para garantir a rastreabilidade dos gases que adquire e aplica nas instalações dos seus clientes.

No início deste ano, um dos trabalhadores deixou o caderno numerado — necessário para assegurar a rastreabilidade e que, no fim do seu uso, deve ser enviado à entidade estatal X — em cima do tejadilho do carro. Arrancou com o carro e, quando se deu conta, o caderno já tinha desaparecido (aconteceu-me o mesmo com uns óculos). Em Janeiro ou Fevereiro, a empresa contactou a entidade X por e-mail, comunicou o extravio e solicitou um novo caderno.

Em Outubro, durante a auditoria, alertei para a gravidade da situação, sublinhando o facto de não estarem a usar o caderno oficial.

A empresa voltou a contactar a entidade X, agora por telefone e recebeu como resposta que, devido ao funcionamento a tempo parcial, era natural que houvesse algum atraso nas respostas.

Portugal no seu ... habitat natural.

Sem comentários: