"Se Portugal tivesse recursos naturais que lhe permitissem ter assim um fundo soberano, como este seria gerido? Em primeiro lugar não seria gerido, pois as verbas já não existiam. Não haveria já nada para gerir e provavelmente no seu lugar os excedentes dariam lugar a mais dívida pública.Dolorosamente certeiro.
.
Já teríamos mais uns quantos aeroportos, centenas de kms de TGV, mais submarinos e quem sabe naves espaciais. Tudo comprado em nome do desenvolvimento económico do país e dos superiores interesses da nação, sem esquecer as habituais comissões, contratos e concessões atribuídas aos amigos, porque aos inimigos não vale a pena.
.
Bastava que os dez habitantes de Vila Nova de Qualquer Coisa reclamassem que demoram 11 minutos a chegar a Vila Nova de Outra Coisa Qualquer, para ser urgente encontrar uma solução para resolver este problema. Uma autoestrada, um TGV, um aeroporto ou algo parecido seria a solução ideal, pois isso criaria oportunidades para os amigos. Principalmente isso, oportunidades para os amigos."
Trecho retirado de "O Fundo Soberano da Noruega e Portugal"
Sem comentários:
Enviar um comentário