sábado, outubro 13, 2012

Os anarquistas que vivem do Estado... Duh!!!

O Jornal de Notícias resolveu ilustrar este artigo "Cultura sai à rua contra a austeridade" com esta foto:
Gostava de concentrar a atenção neste pormenor:
A máscara é uma referência à personagem do filme "V for vendetta".
.
A adopção desta máscara por muitos destes manifestantes é uma das coisas que me "faz espécie".
.
Eu se fosse para uma manifestação usaria com orgulho esta máscara, usaria-a como V a usava no filme: Uma homenagem a Guy Fawkes, o católico que tentou rebentar com o parlamento inglês.
.
Usaria a máscara como símbolo da minha simpatia com a causa anarquista, como emblema da minha adesão ao movimento libertário, contra o jugo fiscal do Estado, contra a selva de leis e regulamentos que impedem a liberdade de empreender, contra o poder centralizador...
.
No entanto, o que vejo é manifestantes que usam a máscara de V mas que são na verdade adeptos deste Estado sugador, vivem directa ou indirectamente do orçamento do Estado.
.
Usa-se a máscara de um anarquista que dinamitou o símbolo do Estado (o parlamento inglês) para exigir mais, ou a manutenção dos apoios do Estado.
.
Querem-se apoios do Estado mas depois não se querem mais impostos.
.
Usa-se a máscara de um anarquista mas depois apela-se à manutenção de um status-quo que implica o aumento do peso do Estado.
.
Enfim!!!
.
São como os ingénuos que vão pedir apoio à máfia e depois não querem pagar a protecção... Duh!!!
.
Alguns são incapazes de perceber a incoerência, os outros sei lá.


2 comentários:

ematejoca disse...

"incoerência" é a palavra chave deste excelente texto, que retrata exactamente aquilo que eu penso sobre o assunto.

Desejo-lhe um fabuloso fim-de-semana, meu caro ccz.

David Seraos disse...

Queixam-se que querem acabar com estas crises e estes favorecimentos a alguns mas depois querem mais Estado, mais subsidios, mais ajudas, uma grande incoerência como diz.

E continuação do grande trabalho que tem feito blog, que ajuda as pessoas a pensarem em novas estratégias, mudanças e formas alternativas. Os meus parabéns