segunda-feira, agosto 08, 2011

Para recordar no final do ano

"Todos os meses há 40 têxteis que ficam em risco de falir"
.
Vamos guardar este número e, no final do ano, se não for antes, comparar esta tendência com a evolução das exportações do sector.
.
Leio ainda: "O segmento da fiação é o mais atingido."
.
Uma sugestão de interpretação: onde se consegue mais flexibilidade? onde se consegue mais customização? onde se pode criar mias diferença? onde se está mais próximo do mercado de consumo?
.
.
.
Realmente não é nas fiações que existiam...
.
.
Conhecem alguma fiação portuguesa maluca? Uma fiação fora do comum? Uma fiação diferente e capaz de fazer coisas malucas para gente excêntrica? Uma fiação mais pequena do que é habitual?
.
.
Se conhecerem digam-me, por favor. Acredito que já devem existir algumas neste país...

4 comentários:

Dare Devil disse...

Será "A Rosário" um exemplo?
http://www.rosarios4.com/

(Pioneira em fiação de bambu)

CCz disse...

Obrigado, o @andrecruzzz via tweeter deu-me a mesma indicação ontem.

CCz disse...

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=1128&did=168290

As exportações da indústria têxtil e vestuário (ITV) nacional aumentaram 13%, para 2,06 mil milhões de euros, o que anima as expectativas do sector de chegar aos quatro mil milhões no final do ano.

"Se mantivermos o dinamismo verificado no primeiro semestre de 2011, o ano fechará com mais de quatro mil milhões de euros de valor exportado de produtos têxteis e vestuário, algo que já não acontece desde 2008", afirmou hoje o director-geral da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), Paulo Vaz.

Nos primeiros seis meses, o saldo comercial do sector melhorou 42% para 396 milhões de euros, devido a um aumento mais tímido (de oito%) das importações comparativamente às exportações.

CCz disse...

Dressing China http://blogs.hbr.org/cs/2011/08/dressing_china.html
.
A crescer a 16% ao ano o retalho de vestuário na China vai tornar cada vez mais escasso a capacidade produtiva na China disponível para produzir para o Ocidente.
.
E o Bangladesh e o Vietnam não são capazes de absorver essa falta de capacidade