segunda-feira, março 14, 2011

Lc 4, 6

D'Aveni escreve acerca do tempo de hipercompetição em que vivemos.
.
As empresas procuram uma vantagem competitiva, as que a encontram têm sucesso.
.
Ruefli e Wiggins escrevem acerca da progressiva redução do tempo em que uma empresa pode recolher dividendos de uma vantagem competitiva, as vantagens competitivas duram cada vez menos.
.
Thornhill, White e Raynor escrevem sobre as estratégias puras e sobre as estratégias hibridas:

  • As primeiras dão mais rentabilidade mas são mais arriscadas;
  • As segundas são mais conservadoras mas geram rentabilidades cada vez mais baixas;
Começam a perceber onde isto nos leva?
.
Nos próximos dez anos, a hipercompetição vai baixar de intensidade? Não creio!
.
Nos próximos dez anos, a duração das vantagens competitivas vai inverter e começar a crescer? Não creio!
.
Nos próximos dez anos, a aposta nas estratégias puras vai intensificar-se? Aqui o meu "creio que sim" não é tão forte quanto os anteriores, ainda assim é um creio que sim.

Este panorama torna o futuro de quem vive na economia que cria riqueza cada vez mais precário.
.
É a vida!
.
Em vez de a combater, é preciso aprender a viver nesse cenário.
.
Em 1994 tomei a opção pessoal da precariedade. Se não a tivesse seguido:

  • continuava a trabalhar numa empresa bem sucedida e que me tratava bem;
  • deixava de ser dono do meu destino, viveria uma carreira que eu não controlaria, seria um homem do sistema;
  • não poderia fazer aquilo que me dá paixão;
  • teria mais cabelos brancos;
  • sentir-me-ia apreensivo com o futuro?
A vida profissional de cada um de nós é demasiado importante para ser colocada nas mãos de outros, ainda que bem intencionados.

Sem comentários: