segunda-feira, janeiro 03, 2011

Um pauzinho na engrenagem de quem só sabe competir pelo preço

"Singapura foi o país asiático que mais cresceu em 2010":
.
"Singapura foi a economia asiática que mais cresceu em 2010, com uma expansão de 14,7%, beneficiando do forte aumento da procura de outros países asiáticos, como a China.
.
Depois da recessão em 2009, quando a economia de Singapura chegou mesmo a contrair 1,3%, a cidade-estado do sudeste asiático registou em 2010 o maior crescimento de sempre, graças em parte ao sector da biomedicina, com o último trimestre do ano passado a trazer uma expansão de 12,5%.
...
Na Ásia, as potências emergentes da China e da Índia deverão ter crescido cerca de 10% e 8,5% em 2010, segundo estimativas oficiais e de analistas.
.
No ano passado, Singapura ultrapassou o anterior recorde de crescimento, de 13,8%, de 1970. No trimestre entre Outubro e Dezembro, o país cresceu apoiado sobretudo no sector industrial, que aumentou 28,2%, em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados do Ministério do Comércio e Indústria.
.
A expansão sector industrial "baseou-se na área das industrias biomédicas, com uma forte recuperação na produção farmacêutica", disse ainda o ministério, em comunicado.
.
O sector dos serviços, que representa 65% da economia de Singapura, cresceu 8,8% no último trimestre do ano passado."
.
De acordo com a minha pedra de Roseta de Maio de 2006, Singapura tem um nível de vida superior ao de Portugal.

2 comentários:

antonio disse...

Só quem não conhece Singapura e que se pode admirar com esta noticia. O que me admira e a observação final do artigo, quando compara o nível de vida de Singapura com o de Portugal. E o mesmo que comparar Marina d'el Rey (para aúne não sabe, e a maior marina do mundo, na California) com o Cais do Sodré!

CCz disse...

Quem acompanha este blogue sabe que uma das narrativas com a qual não concordamos e que domina o mainstream é a que defende que só se pode ser competitivo através do preço e, por isso, temos de reduzir salários para termos custos mais baixos.
.
Singapura é mais um exemplo que contraria essa narrativa.