sexta-feira, setembro 19, 2008

Pernaltas

Quarta-feira passada, ao final da tarde aventurei-me a fazer jogging até a uma lagoa que descobri este Verão (bem, agora a lagoa está reduzida a charcos).
.
Ao chegar fui surprendido, e surprendi uma imponente garça-real que se pôs de imediato em fuga.
.
O local é este (filmei-o ontem) depois de mais uma sessão de jogging.


.
Esta zona onde vivo é rica em pernaltas, as mais comuns são:

As cegonhas. É possível, ao final das tardes do final do Verão, ver em simultâneo em voo, cerca de meia-centena destes bonitos bichos.
Esta é uma garça-branca pequena (Egretta-Garzetta), outro habitante regular.
Esta é que é a garça-real (Ardea cinerea), é uma ave fácil de encontrar ao longo de todo o ano.
A figura acima retrata uma pequena garça, a garça-boieira (Bubulcus ibis). Na Primavera é fácil encontrá-las junto ao gado, algumas mesmo em cima das vacas a catar-lhes os parasitas.
Esta é a garça que eu encontro menos vezes, a garça-vermelha (Ardea purpurea).

.

Na altura das migrações é natural que, procurando bem, se encontrem outros exemplares, como por exemplo de colhereiro, como este aqui abaixo.

Na Ria nunca os vi, mas já os vi nas areias do Cabedelo na foz do Douro.
.

Fotos retiradas: daqui; daqui; daqui; daqui, daqui e daqui.

Imagem da lagoa no Google Earth, com indicação das coordenadas

1 comentário:

ematejoca disse...

Ontem há noite ao chegar a casa ainda vi o filme que me deixou na caixa do correio. Muito obrigada!

Gosto muito destes filmes, meu caro ccz, espero que os continue a fazer. Como eu já disse, é uma sorte que o ccz goste da natureza.
É também uma oferta para eu pode-lo usar no meu blogue?!

Diga-me uma coisa, aonde filmou?
Eu pensava que morava no Porto.

Saudacoes de Düsseldorf!