sábado, fevereiro 20, 2021

Eucaliptos - dois pesos duas medidas

Não podia estar mais de acordo com estas palavras do ministro do Ambiente escritas no Expresso de ontem ao abrigo do direito de resposta:

"Falou-se da plantação da pera-abacate no Algarve. A minha opinião, tão negativa sobre esta cultura, não mereceu dúvidas a quem, na TVI, destaca frases dos entrevistados. O destaque foi: “A pera-abacate, que existe desde 2007, é uma tontice.” Foi esta a frase no rodapé do ecrã. Na entrevista, atribuo a sua plantação a mecanismos perversos de financiamento da Política Agrícola Comum (PAC) e defendo que, revista esta política europeia, a agricultura seja adaptada ao território, mormente no que respeita aos consumos de água das culturas. Depois, afirmo que “se não houver água, ela não pode ser regada”, o que só reforça a ideia de que esta é uma cultura inadaptada. Por isso, sendo correta, a citação é evocada de má-fé.

Que fique claro: é inaceitável a promoção e financiamento de atividades económicas que não respeitem os limites dos sistemas naturais

...

A atividade agrícola não tem licenciamento ambiental. Isto não invalida a defesa intransigente da promoção de cadeias curtas de produção e de consumo que, naturalmente, combatem a monocultura."

Só é pena que o mesmo ministro apoie a monocultura do eucalipto.

BTW, por estes dias em que vejo imagens de inundações no Algarve tenho-me lembrado muitas vezes da pera-abacate. Vamos ver se este Verão se ouvem vozes a dizer que as barragens algarvias estão sem água. 

Sem comentários: