quinta-feira, julho 14, 2016

Trabalhadores, salários e produtividade

O que diria muito boa gente se ouvissem um empresário a afirmar:
"A produtividade da minha empresa não aumenta por causa dos meus trabalhadores porque não se esforçam"
No entanto, passamos a vida a ouvir afirmações deste tipo, pela mesma boa gente:
"“Paying workers better will lead to reduced turnover, better morale and higher productivity.”
...
paying workers more will pay for itself through increased productivity."
Um absurdo!
.
Os segundos, para suportar estas afirmações, recuam a Henry Ford:
"In 1914, Henry Ford famously announced that his company was doubling wages for most of its male factory workers, raising them to $5 a day. ... examined Ford’s decision in a 1987 paper, and found that the move reduced turnover, boosted productivity and profits, and attracted even more candidates to apply." 
O que estes segundos ignoram é que a economia não é física newtoniana!!! Aquilo que funcionava em 1914, aquilo que funcionava no tempo das linhas de montagem, aquilo que funcionava quando produtividade era produzir mais depressa, não é o que funciona hoje.
Há dias sublinhava a metáfora da economia como uma paisagem movediça. O que funcionava em 1914, quando reinava a produção em massa, quando Magnitogorsk (Metrópolis) estava a caminho do seu apogeu, era o aumento da produtividade com base no denominador da equação:
O numerador mantinha-se constante!
.
Hoje, a caminho de Mongo (Estranhistão), aumentos a sério da produtividade são conseguidos só quando se olha e se actua sobre o numerador, e quem é que tem autoridade para o fazer? A gestão de topo, o empresário.
.
Acreditar que o que funcionava em 1914 ainda funciona hoje faz-me lembrar o ir de carro para o interior do Porto e circular por ruas que conhecia como a palma da mão nos anos 80. Muros erguidos, sentidos proibidos, túneis criados, ruas novas ... a memória já não serve. Por exemplo, sair da igreja do Bonfim e seguir pela rua São Roque da Lameira até à estrada para Valongo...
.
Trechos retirados de "Do CEOs Really Have the Power to Raise Wages?"






Sem comentários: