terça-feira, setembro 09, 2014

Curiosidade do dia

Acabo de ouvir na rádio Sérgio Monteiro:
"O secretário de Estado das Infraestruturas, Sérgio Monteiro, afirmou hoje que as perturbações que afetaram a TAP em junho e julho estão sanadas, considerando que a companhia aprendeu com os erros deste verão, que não se podem repetir.
.
"Pareceu-nos uma boa atitude: aprender com os erros que podem existir do ponto de vista do planeamento operacional e fazer tudo para que no próximo ano exista uma resposta diferente da que existiu este ano", considerou Sérgio Monteiro, no final de uma reunião com o presidente da companhia, Fernando Pinto."
Aprender com os erros, isso é sempre bom.
.
Aprender com os erros começa por se perceberem as causas que geraram a falha, depois, desenvolver as acções que eliminem as causas.
.
O que é que as PMEs preguiçosas fazem quando os erros ocorrem? Em vez de actuarem sobre as causas, actuam sobre os sintomas. Por exemplo, aumentam o controlo da qualidade, e deixam o sistema continuar a gerar os erros.
.
O que é que Sérgio Monteiro disse na rádio que a TAP vai fazer?
Melhorar o planeamento?
Não, manter pelo menos dois aviões de reserva para fazer face aos erros...
.
Quanto custa manter dois aviões de reserva por dia?
E isto é aprender com os erros?

1 comentário:

CCz disse...

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/tap_admite_comprar_mais_dois_novos_avioes_para_reserva_e_contratar_mais_trabalhadores_para_2015.html

Brincamos, quanto custam 2 aviões?E mantê-los em standby?