sábado, junho 26, 2010

Mudaria alguma coisa na conversa se o primeiro-ministro fosse outro?

"Change can only occur when the pattern of conversation changes because it is this that organises [people's] experience" - Ralph Stacey
.
Assim, enquanto o discurso, enquanto a conversa se mantiver ao mesmo nível de sempre... não há mudança.
.
Ontem, a esta hora, ouvia no noticiário da Antena 1 a síntese de um discurso do PR que dizia qualquer coisa como:
.
"Vivemos num Estado que não consegue sustentar a Economia".
.
Como se o Estado suportasse a Economia, o Estado quando muito destrói a economia real, a que não vive à custa de conversas em salões com carpetes e tapetes milionários. O Estado na melhor das hipóteses facilita a vida à economia...
.
Ontem, ao final da tarde, ao sair de Mangualde debaixo de um chuvada valente ouvi na rádio:
.
"Muitas vezes me sinto sozinho a puxar pelas energias do país."
.
Como se a micro-economia real precisasse que alguém a puxasse. A micro-economia real vive do seu trabalho e do seu esforço e sabe que sem trabalho não há sucesso, independentemente dos ocupantes de São Bento ou de Belém.
.
BTW, a propósito desta notícia "PSD com dobro de intenções de voto em relação ao PS" mudaria alguma coisa na conversa se o primeiro-ministro fosse outro?

5 comentários:

Unknown disse...

não.

CCz disse...

Essa é a tragédia, caro António, condenados a alternar entre socialistas que acreditam no Grande Planeador que tudo sabe e tudo planeia para nosso bem.

Unknown disse...

e o mais desesperante para mim é o facto de constatar que de todos as pessoas com quem falo no sentido da mudança, indicarem-me que, qual velho do restelo, os malandores que foram combatidos por este PM e por este Gov, serem os culpados de o País ter chegado onde chegou. isto de ver a parte pelo todo tem muito a ver com o nosso fado e acho que só quando o País for encostado às "cordas", ai, talvez, acordemos, mas também nessa altura, estamos todos de rastos que aceitamos que nos coloquem açaimes e tudo mais que seja necessário para o "nosso" bem.

CCz disse...

Independentemente de Sócrates, ou Passos Coelho, o socialismo leva-nos sempre a este descalabro.
.
Os actores são irrelevantes, o enredo e as falas já estão escritas.

andrecruzzzz disse...

isto só lá vai c sangue..andamos a discutir os chip's e as portagens mas não discutimos os 260 milhoes p a rtp em 2009(), nao falmos d q os n bancos terem pedido no ultimo mes 18%pib e q num momento em q as pme teem imensas difuldades c credito , tb ficamos a saber q o credito corrente concedido a admin.central , institutos, camaras, quase triplicou..
acontece o q acontece na cheyenne e nada!! estranho!!como é q isto nao passou na tv? terá alguma coisa a ver c o banco credor p onde foi a pasta d iapmei?
enfim...qual discurso, qual táctica!! é como s tivessem acordado numa dada estratégia comportamental!! o quarto está em ruinas, arranja-se um modo d lá por um elefante e depois começa um a dizer: o elefante é branco! não é azul!! é branco! nao é azul!! e conseguem arrastar a dita opinião publica nisto..

it s too much.