quarta-feira, agosto 12, 2009

O próximo mês ...

... de Setembro de 2009 vai ser um teste.
.
Como se comportarão as bolsas mundiais? Não estarão a subir demasiado depressa?
.
Como se comportarão as economias dos países da Europa de Leste? Acabarão por arrastar os bancos italianos e austríacos e, depois, os alemães?
.
Como será o após-férias?
.
Quantas empresas não vão voltar a abrir portas?
.
O panorama no Jornal de Negócios de hoje impõe respeito:
.
"A Rohde, fábrica de calçado de Santa Maria da Feira, não sabe se terá encomendas para continuar a funcionar após as férias."
.
"a construtora MSS já não patrocina ninguém e está a lutar pela sobrevivência. Depois das férias, os trabalhadores da empresa vão saber que destino terá a MSS, que já apresentou um pedido de insolvência." (por que é que uma empresa que compete no negócio do preço-mais baixo, em que supostamente o concurso é rei, apostou no aumento da notoriedade junto do grande público? watashi wa shorimasen!)
.
"É que esta unidade, que emprega cerca de 180 pessoas, retoma a produção na próxima segunda-feira sem saber se vai continuar a laborar por muito mais tempo"
.
"Sem apelo nem regresso, como são os casos da têxtil Neivatex e das confecções Maiamac, que fecharam a 31 de Julho para nunca mais reabrir. Ou então, em situação de insolvência e fechadas para férias, têm dia marcado para voltar ao activo mas sem saber por quanto tempo e em que condições."
.
Entretanto no Público de hoje "O número de desempregados sem qualquer subsídio de desemprego está a crescer ao dobro da subida do desemprego."
.
Se aos números oficiais de desemprego em Portugal acrescentarmos as mais de 230 mil pessoas que estão em programas de formação do IEFP, se acrescentarmos, como ouvi ontem no jornal das 21h na SIC-N, os 100 mil portugueses que estão em Angola, se acrescentarmos os milhares de portugueses que foram para Espanha e que por lá continuam ao abrigo do subsídio de desemprego, ficamos com uma ideia do que se passa.
.
BTW, viram ontem à noite no canal RTP Memória o filme Vinhas da Ira com Henry Fonda?

3 comentários:

CCz disse...

http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS_OPINION&id=382242

CCz disse...

http://globaleconomicanalysis.blogspot.com/2009/08/what-growth-is-s-500-pricing-in.html

CCz disse...

http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1397676