sábado, maio 24, 2008

Locus de controlo

aqui reflecti sobre a necessidade agarrar o touro pelos cornos, em vez do habitual choradinho dos coitadinhos.
.
(Os nossos antepassados que se amarraram ao leme, e apesar do temor, enfrentaram o mostrengo, devem dar voltas no túmulo, ao ver os betinhos em que nos tornamos)
.
Enquanto que por cá, esperamos que o papá-estado tome as decisões por nós, e nos proteja dos malvados das petrolíferas, ou seja, depositamos toda a capacidade de actuação e de decisão no exterior, outros povos são mais adultos, e mantêm o locus de controlo no interior de cada um dos seus cidadãos:
.
"Americans Cut Back on Driving", assinado por Andrew Edwards" no The Wall Street Journal.
.
"The number of miles Americans traveled fell 4.3% in March compared with a year earlier, the first March drop since 1979 and possibly signaling a longer-term slump in driving."
.
Por mim só há três medidas a tomar, todas elas pessoais:

  • reduzir a velocidade de condução em auto-estrada para os 80-90 km/h;
  • reduzir o número de viagens em carro próprio; e
  • avaliar a necessidade/vantagem em trocar a viatura actual por uma outra mais económica.
Pessoalmente acho cómico o malabarismo dos políticos que às segundas e terças querem impor taxas sobre os combustíveis, por causa do protocolo de Kioto, às quartas e quintas querem impor taxas e portagens à entrada das cidades por causa dos engarrafamentos e às sextas sábados e domingos protestam contra os elevados preços dos combustíveis. Para eles o meu grito:

1 comentário:

Anónimo disse...

Engenheiro, nunca o imaginei com este palavreado que foi buscar à boca do Capitão! Lembro-me, antes, do tempo em que insultava o seu irmão chamando-lhe "rododendro" por achava uma palavra feia... Mas está carregado de razão, como sempre,e muitas vezes, infelizmente. Tenha um dia bom. Por aqui, alguma melancolia, aliás justificável. Um beijinho da Voluntária Angolana