terça-feira, setembro 11, 2007

Ainda a Maconde...

Depois destas palavras sobre a Maconde e depois do fôlego conseguido (com o auxílio do governo), a jornalista Helena Garrido, no seu blog "Visto da Economia" chama a atenção para a diferença entre as diferentes propostas de valor das empresas Maconde e Lanidor.

Pois é, se calhar o sindicalista da notícia tem toda a razão.

No Jornal de Negócios de hoje, "... estratégia da Maconde passa por continuar a afirmar-se no mercado internacional, garantir os postos de trabalho "e crescer". ", até parece um conto de fadas.

Espero sinceramente que esta história tenho desenvolvimentos positivos.
Assim, votos de sucesso, votos de uma recuperação segura e ganhadora.

PS - Mas os bancos não gostam de ganhar dinheiro? Por que será que precisaram de uma mãozinha do governo, para financiarem a empresa? Não confiavam na estratégia da administração para saír da crise?

PS1: Proposta de valor ligada à moda, exige pequenas séries, novidade, flexibilidade, rapidez.
Algo que não joga com " é a maior fábrica têxtil da região" aqui.
E joga com "parece que as empresas têxteis mais pequenas estão a ultrapassar melhor os problemas, com uma melhor adaptação ao mercado actual" aqui, talvez por isso esta notícia de despedimentos em perspectiva aqui.
Estou com curiosidade em saber como se estará a portar a Riopele em 2007, se bem me lembro, li algures que 2006 tinha sido muito melhor que 2005.

Adenda de 17 de Setembro de 2007 - Um pouco de história, aqui.
Adenda de 15 de Setembro de 2007 - Artigo "Maconde quer voltar ao tema" no semanário Sol. Interessante a opinião do presidente da mesa da AG "nos últimos dois anos não se pensou o futuro"

Sem comentários: