quinta-feira, julho 26, 2007

O elefante, o dragão e os asilados.

O artigo de opinião de José Manuel Moreira, "A verdadeira crise", no Diário Económico" do passado dia 24 de Julho, é um artigo que apetece traduzir para um conjunto de "loops" da dinâmica de sistemas, um conjunto de "loops" que conspiram, para nos remeter para este estado de definhamento em que nos encontramos e enterramos na Velha Europa.

"a liberalização do aborto, agora “corrigida” com um programa de apoio à natalidade que, tal como está desenhado, acabará por ser mais um incentivo ao ciclo vicioso da pobreza e da exclusão."

"o subsídio de desemprego, em vez de ajudar os desempregados, prolonga o desemprego"

"O mesmo para o “serviço nacional de saúde”, o sistema de educação ou as políticas de habitação “social”, incentivadoras de ninhos de violência, de deterioração e insalubridade."

No final do artigo, somos remetidos para o livro "European Dawn: after the social model" de Johnny Munkhammar, uma apresentação das ideias do autor pode ser encontrada aqui.

Penso que é ao minuto 30 que o autor fala de um futuro em que hordas de turistas indianos ricos visitam a Velha Europa, limpa, arrumadinha, preservada, e... pobre!

Pois, enquanto nós por cá, estamos sujeitos a estas teias que nos tolhem a capacidade criativa, a revista Time desta semana traz este artigo, um excerto do livro "The Elephant and the Dragon" de Robyn Meredith, uma apresentação do livro pode ser encontrada aqui.

Enquanto nós por cá aconchegamos o nosso ego, reforçamos preconceitos, e simplificamos o mundo rotulando todos os chineses e indianos de escravos, vamos sendo reduzidos à irrelevância planetária, a uma velocidade ainda superior à da redução da influência da lingua francesa no mundo.

4 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia, Eng.

Como bem alertou há dias, o segredo é ser "remarkable" (Seth Godin), o que inclui:
- querer ser;
- descobrir como;
- e mais dificil talvez, ser capaz de permanecer fiel à vontade inicial.
Ainda ontem dei uma volta por sites de empresas de formação e consultoria. Voltando ao Seth Godin, aquilo era só "milk, milk, milk..." - são todas inovadoras, são todas muito sérias... são todas iguais no discurso e, consequentemente no efeito do apelo ao mercado.

Até já me perdi um pouco, se calhar afastei-me do tem do post...

Cumprimentos
jc

P.S.: novo design do blog = very nice!

CCz disse...

Obrigado por ter aparecido.

Vamos a coisas sérias e importantes.

Afinal quando jantamos?

Anónimo disse...

Epa, essa foi forte! Eu a ver se a coisa passava "de mansinho" tendo em conta toda a minha "cagança" num telefonema de há 2 ou 3 semanas... :)
Pois ora bem... vou enviar-lhe mail com datas definitivas e ficar a aguardar confirmação, ok?

CCz disse...

Na escola da minha filha, no 7º ano de escolaridade, não houve número de alunos suficientes, para constituir uma turma de lingua francesa (como segunda lingua)!!!

Sinais dos tempos!!!