quinta-feira, novembro 03, 2016

Curiosidade do dia

Recordo muitas vezes a palavra histerese quando penso no desemprego.
.
Usava-a muito em Fenómenos de Transferência, sobretudo associada à adsorção.

Quando o fenómeno corre no sentido da adsorção tem um comportamento diferente de quando corre a dessorção.
.
Por que penso agora em histerese?
.
Por causa do desemprego e do salário mínimo.
.
Ao longo da década de 90 do século passado tivemos uma evolução dos custos de mão-de-obra no sector do têxtil e vestuário que pode servir de avatar para o que se passou nos outros sectores da economia transaccionável:

À medida que o país adoptava um modelo mental que considerava os sectores tradicionais como obsoletos e incapazes de se ajustarem ao mundo novo, e os sectores não-transaccionáveis como a nova última Coca-Cola no meio do deserto, os salários iam subindo muito acima da produtividade e as fábricas iam fechando. Quem não se lembra da facilidade com que se dizia que se uma fábrica não consegue pagar o novo salário mínimo deve fechar.
.
Nessa altura, mesmo que os salários não tivessem subido, mesmo que os salários tivessem baixado, o resultado final teria sido o mesmo, a única coisa que variaria seria a velocidade de destruição de emprego e das fábricas como resultado da adesão da China à Organização Mundial do Comércio (ver tabela acima). Como não recordar o choque de 18 de Fevereiro de 2008, foi o ponto onde começou o comeback.
.
Depois da travessia do deserto, no início de 2008  escrevi aqui que o pior para os sectores transaccionáveis tinha passado. O sector do calçado é um exemplo paradigmático dessa evolução.

Quando a troika chegou, os políticos e os Sarumans do costume (a tríade) estavam sempre a falar do sector transaccionável, que era preciso baixar salários para o salvar: TRETA!
.
Lembram-se de em 2012 andarem todos à nora com um famoso relatório sobre o desemprego? Esse relatório demonstrava, contra a ideia do mainstream que quanto mais um sector económico em Portugal estava aberto ao exterior menos desemprego tinha.
.
Regressemos à actualidade. Esta semana escrevi esta "Curiosidade do dia" e hoje mesmo "Um peu partout". Entretanto, no Twitter aparecem muitas bocas acerca da evolução do desemprego e da subida do salário mínimo. Olhando para a força do reshoring em curso, tema que passa completamente ao lado de artigos como este "A Little-Noticed Fact About Trade: It’s No Longer Rising" e que se traduz em números como estes:
Podemos pensar que ainda poderíamos ter uma evolução melhor.
.
No entanto, o ponto deste postal é outro: como está a evoluir o emprego nos sectores não-transaccionáveis? Interessante que agora no sector privado quem mais tem falado contra o aumento do salário mínimo seja a Confederação do Comércio e Serviços, precisamente o subsector privadoque mais subiu os salários durante a orgia despesista até à troika.
.
Agora o massacre é e será nesta área por causa do comércio online, por causa da demografia, por causa do fraco poder de compra e porque a dinâmica de crescimento actual está nos sectores transaccionáveis. O perfil de criação de desemprego com o aumento do salário mínimo é diferente e é mais do que compensado pela dinâmica do reshoring.




Sem comentários: