"O Banco Central Europeu (BCE) defende que os salários dos portugueses deveriam ter começado a cair mais cedo, de forma a evitar uma subida tão pronunciada da taxa de desemprego."Uns figurões importantes, sem conhecimento detalhado da realidade específica de um país, dedicam-se, de vez em quando, a lançar umas afirmações gerais para explicar uma qualquer estatística.
.
Se Portugal estivesse a atravessar uma recessão interna pontual, se Portugal estivesse a viver uma crise económica conjuntural, a afirmação do senhor Draghi até poderia ser compreendida e até podia fazer sentido. Contudo, o que estamos a atravessar não tem nada de conjuntural, o que estamos a assistir é a um violento e necessário ajuste estrutural de uma economia disfuncional, para se tornar numa realidade económica muito mais saudável.
.
Se os salários dos portugueses tivessem começado a cair mais cedo, quantas empresas, sem o mercado inflacionado pelo dinheiro do Estado e pelo crédito fácil e barato, conseguiriam resistir e não fechar? Quantas, das 29 empresas de construção que fecham por dia, por exemplo, escapariam se os custos salariais fossem mais baixos?
Quantos stands de automóveis evitariam o encerramento? Quantas lojas evitariam o despedimento? Quantas imobiliárias sobreviveriam?
.
Se os salários dos portugueses tivessem começado a cair mais cedo, quantos professores e recibos verdes do Estado seriam poupados?
.
Nada poderia ter evitado este salto no nível do desemprego, a menos que continuássemos alegremente, a "assar sardinhas com o lume dos fósforos" (parte 2010, parte 2011 e parte 2012). Recuperar uma economia viciada há décadas em estímulos não é a mesma coisa que curar uma constipação passageira.
.
Recordar o drill-down do desemprego.
.
Trecho retirado daqui.
2 comentários:
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=572901
Sector da construção acentua queda para quase 20% em Junho
http://www.tvi24.iol.pt/economia/bce-salarios-desemprego-salario-minimo-indemnizacoes-ultimas-noticias/1367337-4058.html?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter
BCE pede a países em apuros para baixarem salários
Enviar um comentário