quarta-feira, setembro 28, 2011

Um exemplo de proposta de valor

"Uma "multinacional" 100% portuguesa":
.
"Onde a Lusomedicamenta "se destaca em termos de exportação" é no fabrico para terceiros, adianta a administradora. Dos 50 milhões de euros de facturação consolidada atingidos em 2010, 75% foi proveniente da exportação. Para 2011 a previsão é a de aumentar a facturação.
.
Entre os clientes contam-se a grande maioria dos "tubarões" mundiais do mundo farmacêutico, que Joaquina Couto prefere "não citar", mas que facilmente se identificam no "site" oficial da empresa.
.
Para "capturar" esse "peixe graúdo" a empresa conta como principal arma com o facto de fornecer um serviço completo, ou "chave-na-mão". "Dentro do processo do medicamento nós fazemos toda a gestão", avança Joaquina Couto."
.
Os tubarões, enfeitiçados pela eficiência, amedrontados pela derrocada do modelo de negócio assente nos blockbusters, concentram-se cada vez mais na produção das grandes séries em poucas unidades produtivas de grande dimensão.
.
Assim, quando têm de produzir pequenas séries, quando têm de fazer produções rápidas, isso fica-lhes muito caro e provoca disrupções no planeamento.
.
A proposta de valor da Lusomedicamenta passa por:

  • produção de pequenas séries;
  • tempo curto desde a encomenda até à entrega;
  • o cliente não tem de empatar dinheiro em stocks para minimizar as disrupções na sua produção;
  • o cliente não perde dinheiro a interromper as suas longas séries de produção;
  • o cliente não falha com os seus clientes;
  • a segurança na produção - garantida por certificações e validações internacionais;
  • flexibilidade e rapidez.

Muito mais do que simplesmente fazer um preço para compensar os custos e ter uma recompensa discreta.
.
"Metade da produção da Lusomedicamenta destina-se à exportação":
.
"“As perspectivas são modernamente optimistas, se pensarmos que, a nível das grandes multinacionais, muitas destas estão a desinvestir e a vender as suas unidades fabris. Para nós, que temos o reconhecimento internacional e a capacidade instalada para dar resposta aos níveis de exigência que o fabrico de medicamentos e respectiva logística exigem, é uma janela de oportunidade”, diz ao jornal."

2 comentários:

Peliteiro disse...

Copiei. Obrigado. Abraço

CCz disse...

Gente de categoria, conheço-os desde o tempo Janssen Cilag